Zebra é peça-chave na modernização do IBAMA

Há mais de 20 anos exercendo o papel de polícia ambiental, o IBAMA está dando um grande e importante passo, que irá trazer muito mais eficiência e agilidade nas atividades realizadas por seus agentes ambientais.

Como parte de uma estratégia de modernização do Instituto, que vai contar com um investimento de mais de R$10 milhões nos próximos quatro anos, o IBAMA está prestes a iniciar o Auto de Infração Eletrônico nas fiscalizações de ilícitos ambientais. Essa ação visa maior agilidade e o controle efetivo das atividades de fiscalização em parques e áreas de preservação.

A utilização da impressora portátil Zebra RW420 reduzirá a quantidade excessiva de material transportado para o campo, permitindo a consulta à legislação ambiental por meio eletrônico e, principalmente, assegurando a integridade e a segurança dos dados. Com ela, o agente ambiental poderá emitir instantaneamente o auto de infração, no momento em que flagrar alguma ação ilícita como, despejo de lixo, caça ou pesca em locais proibidos. Os agentes poderão também, imprimir coordenadas que ajudarão a guiar os visitantes nos parques. Esse é um modelo de impressora móvel que simplifica o processamento de transação de informações em tempo real, além de ser resistente a quedas, variações de temperatura, ao vento e a poeira.

Esse novo sistema dará mais agilidade, não só no processo de autuação, mas em todo o sistema, que irá tornar-se mais otimizado e eficaz, possibilitando autuações mais precisas, contando com o registro de fotografias e coordenadas referente a norma jurídica violada. Isso facilita o julgamento de processos e reduz os recursos voltados para processos administrativos e judiciais decorrentes de eventuais equívocos do antigo processo de auto de infração, realizado a mão.

A adoção da Zebra RW420 pelo IBAMA faz parte de um marco na gestão do Instituto, que é o primeiro órgão ambiental, em nível nacional, a implantar o Auto de Infração Eletrônico, padronizando e modernizando a fiscalização ambiental no Brasil e alinhando o IBAMA com as necessidades da sociedade do século XXI.

Sobre o IBAMA
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA – é o órgão responsável pela Política Nacional do Meio Ambiente. Realiza diversas atividades voltadas para a preservação e conservação do patrimônio natural, além de fiscalizar o uso dos recursos naturais e desenvolver estudos ambientais, também trabalha na concessão de licenças para empreendimentos de impacto nacional.