Workshop Regional IMPA inicia palestras em Belém (PA)

 

Declarada abertura oficial do IMPA – Identificação Moderna, Processos e Aplicações – nesta quinta-feira (18/07), o Diretor de Identificação Digital da ABRID, Edson Rezende, agradeceu ao comparecimento do Dr. Carlos Saraiva, Presidente do CONADI, Conselho Nacional dos Diretores de Órgãos de Identificação, os quais realizam o evento, aos palestrantes e representantes da Secretaria de Segurança Pública dos estados presentes. As empresas patrocinadoras Akiyama, Gemalto, IntelCav, NEC, Serasa Experian e Montreal também foram reconhecidas pela presença. O evento foi organizado pela ABRID e realizado na cidade de Belém.  

 
O palestrante que abriu o workshop foi o Carlos Collodoro, consultor da ABRID. A palestra intitulada ‘A identificação a Serviço do Cidadão – Uma quebra de paradigma’, trata da urgência de um serviço de identificação mais eficaz frente às autoridades presentes. O consultor da ABRID visa abordar, neste ano, um conceito novo quanto à área de identificação como sendo um processo seguro. “Esses crimes estão crescendo absurdamente e tudo isso pode ser evitado com a implantação desse sistema”, relata. 
 
O consultor da ABRID apresentou também em sua palestra um termo criado por ele mesmo, a “Infovia”, que descreveu como sendo uma estrada de mão dupla, na qual a pavimentação começa com os dados biográficos do cidadão.
Por conseguinte, Antonio Ricardo Teixeira, diretor do Instituto de Identificação do Pará, seguiu com a palestra sobre os ‘Cem Anos de Identificação Papiloscópica no estado do Pará’, ressaltando identificação humana. Um grande marco foi o sistema Bertillon, que revolucionou a identificação por meio de digitais e usando o caso Will e William West como referência. Jeová Barros completou a apresentação afirmando que “estes paradigmas contribuíram para o desenvolvimento do trabalho da polícia federal”.
 
Em meio às apresentações, Dr. Edson Rezende prestou homenagem ao Centro de Identificação do Estado. A representante da Secretaria de Segurança Pública do estado do Pará, Dra. Cristiane Ferreira, delegada-geral adjunta da SSP/PA, recebeu a condecoração “100 anos em prol da Cidadania Paraense”. 
 
Continuando as palestras, Eulemar Antonio da Silva Amorim abordou a parceria entre o Instituto Nacional de Identificação – INI – e o Instituto de Identificação  de Rondônia , acrescentando que a tecnologia AFIS é a ferramenta vital inserida no trabalho da papiloscopia. Eulemar ainda acrescenta que o principal motivo do INI estar presente ao IMPA é de demonstrar importância da cooperação do Instituto Nacional de Identificação junto aos outros Institutos. “Todos os Institutos juntos são fortes. A união faz a força”, declara Eulemar. 
 
Finalizando o primeiro turno de palestras, Luis Carlos de Oliveira Porto, coordenador de Operações DINFRA/ITI, debateu o tema AR Biométrica, na qual se trata de um projeto piloto por meio do ITI, II/DF e da ABRID. Luis Carlos esclareceu que é de suma importância a implantação desse projeto, uma vez que o Instituto tem capacidade de colocar em prática a AR Biométrica, em benefício do cidadão, na emissão de um certificado digital com mais segurança.  
 
O evento ainda segue no período da tarde e conta com palestras com temas relacionados ao RIC na visão do poder judiciário, solução de identificação de pessoas, a importância da certificação da identidade e atribuições e competências dos órgãos de identificação no Processo de Certificação de Identidade.  
 
Confira aqui a galeria de fotos do evento