Windows 8.1 ganha segurança com novos recursos de biometria e criptografia

 A maior parte da atenção dada ao preview do Windows 8.1 está focada nas muitas mudanças na interface e novos recursos. Mas “por debaixo dos panos” o sistema também traz uma série de melhorias de segurança que irão mantê-lo em sintonia com as mudanças na forma como navegamos, como compartilhamos dados entre dispositivos e que aparelhos usamos. Tais melhorias vão de mais segurança no navegador a criptografia integrada, passando pela exclusão remota de arquivos corporativos. Conheça a seguir um pouco mais sobre estas novidades.

Melhor segurança por padrão no IE 11
 
O Windows 8.1 inclui o Internet Explorer 11, cuja novidade mais visível é o suporte a múltiplas janelas e sincronia de informações entre dispositivos. Mas também há melhorias de segurança que devem ajudá-lo a aproveitar os novos recursos sem medo.
 
O Enhanced Proteced Mode (EPM, “Modo Protegido Avançado” em português), um recurso que foi adicionado no IE10, agora será habilitado por padrão também no IE11 no modo desktop, em vez de apenas na Interface Moderna. Quando ativado o EPM habilita um recurso similar à uma “sandbox” (caixa de areia) chamado AppContainer, que impede conteúdo sendo executado em abas do IE acesse dados sensíveis e arquivos do sistema. Além disso o EPM executa as abas em processos de 64 Bits, oferecendo mais proteção contra ataques do que nos 32 Bits atuais.
 
O IE11 também vai permitir que os softwares antivírus tenham mais integração com o navegador. Isto permitirá que extensões binárias – como controles Active X, frequentemente explorados por malware – sejam analisados por um software anti-malware antes que sejam executados. Isto também pode reduzir as chances de infecção por malware ou ataque usando extensões e barras de ferramentas maliciosas.
 
O suporte a Flash será incluso por padrão no IE11. As atualizações do Flash serão distribuídas através do sistema de atualização automática do Windows (ou por Políticas de Grupo em PCs corporativos). Isto deve reduzir as chances de ataques que exploram versões desatualizadas do Flash Player.
 
Windows Defender agora fica de olho na rede
 
O Windows Defender, programa antivírus nativo que é fornecido com o Windows, agora também inclui o monitoramento do comportamento da rede. Isto torna mais fácil detectar novos tipo de malware que normalmente não podem ser detectados por meios tradicionais, mas que produzem atividade anormal na rede ou em servidores de sua empresa. Os recursos antivírus tradicionais do Defender continuam presentes.
 
Criptografia de Dispositivos disponível em todas as versões do Windows
 
O Windows 8 RT é mais conhecido pelo que falta nele do que pelos recursos que tem, mas uma vantagem sobre a versão “Desktop” do Windows 8 é a criptografia de dispositivos. Este recursos agora estará disponível para todos os usuários do Windows 8.1: ele será habilitado por padrão na maioria dos novos computadores com o sistema pré-instalado, e também em dispositivos suportados que recebam um upgrade para o Windows 8.1 com uma instalação limpa.
 
Consumidores que criarem e usarem uma Conta Microsoft para fazer login em uma máquina com o Windows 8.1, ou fizerem o login usando uma conta de um domínio de uma rede corporativa, terão seu PC ou dispositivo criptografado por inteiro.
 
A criptografia é basicamente uma forma simplificada do recurso Bitlocker encontrado nas versões Pro, Enterprise e Ultimate de versões anteriores do Windows. O Bitlocker continuará disponível nas versões Pro e Enterprise do Windows 8.1, dando aos usuários avançados e corporações mais opções de gerenciamento.
 
Suporte nativo a impressões digitais
 
O Windows 8.1 tem um melhor suporte a biometria, incluindo suporte nativo ao uso de impressões digitais para autenticação em notebooks e aparelhos com um leitor de digitais integrado. Em vez de digitar sua senha, por exemplo, basta passar rapidamente um dedo sobre o leitor para fazer o login.
Segundo relatos as impressões digitais poderão ser usadas para login no sistema, para autenticação em janelas do Controle de Conta do Usuário (UAC), acesso à Windows Store e outras partes do sistema. E é provável que vejamos mais suporte a biometria vindo de outros desenvolvedores de software também.