Desde o início de abril todas as Varas do Trabalho do município do Rio de Janeiro estão operando com o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho – PJe-JT. Para o funcionamento desse sistema os serventuários, magistrados, advogados, procuradores, membros do Ministério Público e peritos utilizam o certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
Segundo o assessor da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro – TRT/RJ e presidente do Comitê Gestor Regional do PJe-JT, desembargador Cesar Marques Carvalho, entre os benefícios da utilização do sistema eletrônico está a rapidez para a realização dos atos processuais e o acompanhamento otimizado do andamento dos processos. “Há, em verdade, uma mudança total de cultura por não existir barreiras de acesso como horário, dia da semana ou recesso do Judiciário, já que os atos podem ser praticados a qualquer tempo”, afirma Marques.
Para o desembargador, com o avanço do processo eletrônico cresce o respeito ao meio ambiente. “Com a expressiva redução do uso de papel e de tinta, por exemplo, beneficiamos toda a sociedade e todo o planeta”. A previsão é de que até o final de 2013 todas as Varas do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro estejam atuando com o PJe-JT.