O produto da VALID mioSIM® LTE foi o escolhido pela Telefónica para sua rede “demo” LTE (Long Term Evolution) no MWC (Mobile World Congress) de Barcelona, que mostrará ao cliente final os benefícios da rede LTE para Voz e Dados, assim como outros avanços tecnológicos que permitem essas novas redes.
O mioSIM® LTE se baseia na evolução dos padrões, definidos dentro do ETSI e 3GPP, para o UICC, seguindo os requisitos da Versão 8; essas novas funcionalidades permitem que o cartão tenha um papel mais significativo dentro da rede.
O produto, já disponível no mercado, é oferecido e utilizado pela VALID em nível internacional em pilotos e redes comerciais, com grande aceitação em operadoras europeias e americanas.
A VALID, que atua nas áreas de meios de pagamento, sistemas de identificação, certificação digital e telecomunicações, participa como um dos parceiros tecnológicos da Telefónica na rede de demonstração LTE implantada para o MWC 2013, em Barcelona, em formato piloto. Os cartões utilizados para a autenticação dentro dessa rede pertencem à família de produtos mioSIM® LTE da VALID. Esses cartões serão utilizados em vários dispositivos 4G, principalmente em distintos modelos de smartphones de diferentes fornecedores, assim como de outros parceiros selecionados pela Telefónica para esse evento.
O mioSIM® LTE, implementado sob os requisitos definidos nos padrões da Versão 8, melhora e acrescenta funcionalidades – em comparação às versões anteriores – nas seguintes áreas:
– Autenticação: caracterizada por uma estrutura de multiaplicação, o UICC dentro do entorno LTE oferece uma autenticação robusta para diferentes tecnologias de acesso à rede (RAN): desde GSM e CDMA, através de UMTS, até WiFi e o próprio LTE, mediante diferentes aplicações, permitindo o roaming entre essas diferentes redes.
– Autenticação em redes IP: o mioSIM® LTE também implementa a já definida ISIM de versões anteriores para a autenticação em redes IMS (IP Multimedia System), aumentando a segurança no acesso e no canal, sendo que tal segurança é comparável às proporcionadas pelas conexões VPN para um computador de mesa ou portátil. Isso permite ao operador oferecer serviços nos quais a segurança é a chave: vídeo, IM, presença, ID, pagamento e outros, assim como a gestão remota dessas aplicações ou serviços e de arquivos ou conteúdos dentro do cartão de um modo seguro.
– Armazenamento de nova informação dentro do UICC:
• Relativa aos parâmetros de gestão de mobilidade para SAE/LTE. Informações exatas como localização ou contexto de segurança do EPS.
• Também pode armazenar informações do usuário relativas a ICE (In case of Emergency), como por exemplo, informações médicas, contatos de urgência e outros.
• Parâmetros para chamadas de emergência (eCall). Quando ativado, esse serviço pode enviar informações exatas, incluindo hora, localização, identificação do veículo e outras. Essa chamada de emergência pode ser gerada manual ou automaticamente (pelos sensores de um veículo).
– Melhoras nas funcionalidades toolkit com o objetivo de aumentar o suporte para serviços NFC (o UICC pode lançar automaticamente a interface NFC), M2M (para manuseio de terminais de dados ou módulos M2M sem conexão fixa), OMA-DM e DS (o UICC pode lançar esse tipo de sessão) e melhora de informação sobre a cobertura de rede (por exemplo: adiciona-se um comando proativo que permite informar a potência do sinal de uma estação base LTE).
Todas essas novas funcionalidades oferecidas pelo mioSIM® LTE estão à disposição das diferentes operadoras móveis para seu potencial uso e foram fundamentais para que a Telefónica selecionasse a VALID para esse piloto LTE, durante o MWC 2013.