Todas as empresas que desenvolvem atividades de transporte rodoviário de cargas não optantes pelo regime do Simples Nacional terão que adotar o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) a partir de quinta-feira, 1º de agosto. O CT-e é um projeto coordenado pelo Encontro Nacional dos Administradores e Coordenadores Tributários Estaduais (ENCAT) e desenvolvido em parceria com a Receita Federal.
A exigência do CT-e tem como objetivo a substituição dos documentos em papel por eletrônicos com validade jurídica, reduzindo custos e permitindo o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco. A validade jurídica é umas das principais características do certificado digital, uma credencial que identifica uma pessoa ou empresa em meios eletrônicos e garante a autenticidade e integridade nas transações.
A Valid Certificadora Digital é umas das autoridades certificadoras credenciadas a emitir certificados digitais e atua em toda a cadeia do processo. A companhia oferece aos empresários do setor de transportes o certificado digital para CT-e VALID, que permite a emissão dos documentos fiscais referentes ao transporte de carga de forma eletrônica, oferecendo validade jurídica, redução de custos de impressão e de espaço para armazenamento dos documentos. A redução de tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira é outro grande benefício do CT-e. Márcio Nunes, diretor geral da Valid Certificadora Digital, lembra ainda que o CT-e reduz os erros de escrituração na digitação de notas fiscais e incentiva o uso de relacionamentos eletrônicos com fornecedores (B2B). “Para as administrações tributárias, o uso do CT-e permite uma melhoria no processo de controle fiscal, possibilitando um melhor intercâmbio e compartilhamento de informações entre os fiscos”, explica.
“Além do uso no CT-e, o certificado digital também é utilizado para inúmeras aplicações no âmbito Federal, Estadual e Municipal, assim como permite que empresas e pessoas físicas assinem contratos eletrônicos via internet com validade jurídica”, finaliza o executivo da Valid Certificadora Digital, que faz parte da Valid S.A., fundada em 1957 e que atua nos setores de meios de pagamento, sistemas de identificação e telecomunicações.
Sobre a Valid Certificadora Digital:
A Valid Certificadora Digital foi credenciada em 2012 pelo ITI, autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência da República, como Autoridade Certificadora de Primeiro Nível, o que permite a emissão própria de certificados digitais.
A empresa faz parte da Valid S.A., fundada em 1957 e líder nos setores de meios de pagamento, sistemas de identificação e telecomunicações no Brasil. A companhia oferece produtos, serviços, soluções e consultoria especializada em certificação digital. Estes certificados são documentos eletrônicos que atestam a identidade digital de pessoas físicas e jurídicas, assegurando autenticidade e validade jurídica em transações e documentos eletrônicos.