O diploma virtual foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação – CEE, e implementado pela USP em dezembro do ano passado. Com o novo sistema, os formandos têm acesso online ao diploma por meio de qualquer sistema corporativo da Universidade.
Entre os benefícios do diploma com certificação digital está a maior segurança contra fraudes. De acordo com o secretário-geral da Universidade, Rubens Beçak, “trata-se de um sistema tão seguro quanto o da Receita Federal. O risco de falsificações será praticamente zero.” Outro ganho do diploma digital é a maior agilidade para a comprovação da conclusão de curso. O diploma de papel leva um mês para ser emitido enquanto que com o diploma virtual esse tempo é bastante reduzido, auxiliando os estudantes que têm prazos curtos para prestar exames de entidades de classe, como o da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, por exemplo, ou inscrever-se em concursos e pós-graduações.
O formato digital não vai eliminar o diploma impresso em papel moeda. Contudo, a expectativa é que todos os diplomas emitidos nos cursos de graduação, pós-graduação e MBA da Universidade sejam emitidos também em formato digital. “O diploma virtual não suprimirá o diploma em papel, é apenas um certificado mais moderno e de acordo com as necessidades da atualidade”, afirma Beçak.