Uso do certificado ICP-Brasil no judiciário será debatido no 13º CertForum – Brasília

O uso do certificado digital no setor jurídico será tema de uma das mesas da Etapa Brasília do 13º CertForum – Fórum de Certificação Digital, que será realizado nos dias 23 e 24 de setembro. O judiciário foi uma das áreas que aderiram ao uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil para modernizar e agilizar suas ações, por de meio de inciativas como o Peticionamento Eletrônico – PJ-e, e a integração de Tribunais e demais órgãos.
 
Neste ano, a mesa jurídica será composta por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, seccionais Minas Gerais e Rio de Janeiro, que apresentarão iniciativas das duas entidades  que têm como foco orientar os advogados dos estados sobre o PJ-e e o certificado ICP-Brasil, além de facilitar a esses profissionais o acesso ao certificado digital, documento eletrônico exigido para o trâmite de processos em inúmeros tribunais do Brasil.
 
A mesa será composta pela Coordenadora do Programa Minas Digital da OAB/MG, Andréa Vasconcellos, e pela diretora de Inclusão Digital da OAB/RJ, Ana Amelia Menna Barreto, que apresentarão respectivamente os programas Minas Digital e Caravana Digital. As palestrantes abordarão os benefícios das iniciativas e os futuros desafios, destacando a importância da divulgação da certificação digital ICP-Brasil e do treinamento para o correto uso desta tecnologia. O procurador federal chefe do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, André Garcia, participará da mesa moderando os debates.
 
O certificado ICP-Brasil é uma ferramenta que garante praticidade e segurança às transações feitas via internet. Por isso, o CertForum tornou-se um importante espaço para apresentar as boas iniciativas, reunir público qualificado para debates e propor novas parcerias para o setor. As inscrições para o fórum são gratuitas e já podem ser realizadas na página do evento. A programação completa será divulgada em breve.
 
O 13º CertForum – Etapa Brasília é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid. O evento conta com o apoio institucional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e com o patrocínio da Boa Vista, da Caixa Econômica Federal, da Certisign, da Digitalsign, do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, da Serasa Experian, da Soluti Certificação Digital e da Valid Certificadora Digital.
 
13º CertForum – Etapa Brasília
 
Data: 23 e 24 de setembro
Local: Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC Setor de Grandes Áreas Sul – SGAS – 902 Sul – Bloco C
Contato: Assessoria de Comunicação – ASCOM/ITI

Telefone: (61) 3424-3892