Nesta quinta-feira, 18, foi realizado o 10º CertForum – etapa Florianópolis . O fórum de certificação digital, mais tradicional evento sobre o assunto no Brasil, foi iniciado com um balanço das etapas realizadas em 2012 apresentado pelo diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto Nacional de Tecnologia de Informação (ITI), Pedro Paulo Lemos Machado.
Durante a mesa de abertura, o diretor do ITI destacou a característica nacional do evento uma vez que as seis cidades escolhidas como sede, a saber: São Paulo, Recife, Goiânia, Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis, possuem cases que representam a diversidade de aplicações, produtos e serviços que fazem da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) sua plataforma segura e confiável de tecnologia da informação e comunicação.
Encerrando a mesa de abertura do 10º CertForum – etapa Florianópolis, o diretor de Identificação Digital da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid), Edson Rezende, disse que a parceria com o ITI é um bom exemplo de como entes públicos e privados podem, na melhor forma da lei e do direito, executar projetos em comum. “Abrid e ITI têm um acordo de cooperação técnica publicado no Diário Oficial da União para a realização do 10º CertForum. Considerando todas as etapas do evento realizadas até aqui, temos a convicção de que esta parceria foi boa, produtiva e bastante promissora. Foi possível oferecer à sociedade brasileira um circuito de palestras onde indústria, comércio, governo e demais interessados puderam perceber o quão presente está a tecnologia em suas rotinas e de que maneira ela pode ser uma colaboradora para a instauração de melhores práticas na administração pública e no empresariado brasileiro”, destacou.
O diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Pedro Paulo Lemos Machado, e o assessor da presidência, Eduardo Lacerda, ambos do ITI, ministraram palestra sobre os números, os avanços e as perspectivas em torno da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) além de apresentar o projeto piloto de biometria em certificação digital.
Encerrando o 10º CertForum – etapa Florianópolis, foram ministradas três palestras sobre a utilização de certificados digitais no âmbito de serviços disponibilizados pelo governo brasileiro ou com os quais mantém relação. A Receita Federal do Brasil destacou os números, as perspectivas e os avanços nas aplicações que demandam certificados digitais ICP-Brasil. Esta última mesa do 10º CertForum – etapa Florianópolis foi moderada pela assessora da presidência do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Isabel Santos.