Nas próximas eleições, os votantes de mais três municípios piauienses serão identificados nas urnas através da leitura de suas impressões digitais. As cidades de Picos, Floriano e Francisco Santos serão as próximas a passarem pelo recadastramento biométrico da Justiça Eleitoral.
Os municípios de Piripiri e Piracuruca foram os primeiros do Piauí a receberem o novo sistema de reconhecimento do eleitor. No pleito de 2010, mais de 1,1 milhão de brasileiros votaram em urnas eletrônicas com leitor biométrico.
Nas cinco cidades do Piauí, a votação na urna eletrônica não terá modificações. A única diferença está na liberação para votação, que não será mais feita pelos mesários, mas sim pela leitura das impressões digitais do próprio eleitor. Segundo a Justiça Eleitoral, essa é a forma mais segura de identificação do eleitor, pois o sistema só autoriza a votação após o reconhecimento da digital previamente cadastrada dos votantes.
Com esta nova tecnologia, torna-se inviável um eleitor se passar por outro no momento de sua identificação, já que nenhuma pessoa tem digitais iguais às de outra.
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí vai divulgar hoje as medidas adotadas para o recadastramento dos dados dos eleitores dos três municípios citados no início desta matéria.