O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) passa a utiilizar, a partir desta sexta-feira (19), um novo sistema eletrônico nacional para gerenciar processos judiciais. O sistema on-line, batizado de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), pretende unificar todas as instâncias da Justiça do Trabalho e, mais tarde, interligar também outras áreas do Judiciário.
Inicialmente, apenas a Vara do Trabalho de Pinhais, dos órgãos de primeira instância, contará com o gerenciamento eletrônico dos processos. Na segunda instância, no TRT-PR, o sistema, a princípio, será apenas para o recebimento de mandados de segurança. As funcionalidades do sistema serão adotadas gradativamente.
Apenas novas ações vão tramitar pelo gerenciamento digital do sistema. Os processos antigos vão permanecer com trâmites por meio de papel ou sistemas locais até que sejam concluídos.
Para que os advogados tenham acesso ao sistema nacional, haverá necessidade de uma identificação digital. Cadastros precisarão ser feitos para que a certificação de segurança na identidade do responsável pelo processo seja garantida.
Até o fim de 2012, a Justiça do Trabalho paranaense tem a intenção de implantar o sistema em outras 22 Varas do Trabalho. A previsão é de que Araucária e Colombo tenham o sistema até o fim de outubro. Já Irati, Ponta Grossa, Castro e Apucarana passam a ter os processos pelo PJt-JT até o fim de novembro. Em dezembro, Cascavel e São José dos Pinhais terão acesso à nova ferramenta.
O TRT-PR é o 19º Regional a instalar o PJe-JT, sistema que já está em funcionamento em 55 Varas do Trabalho do país. Conforme informações do TRT, no Brasil, mais de 10 mil processos rodando no gerenciador de processos on-line.