Os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) dos 24 Estados que terão votação com identificação pelas impressões digitais realizaram no último sábado (11) simulados para testar o funcionamento da tecnologia. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a biometria permite mais segurança à identificação do eleitor na hora do voto.
Os simulados abordaram a votação com identificação pela impressão digital do eleitor e os programas de apuração, totalização e divulgação dos resultados da eleição, além de outros aspectos.
A cada um dos 24 TREs, o TSE sugeriu algumas cidades para a realização dos simulados. Os tribunais regionais, porém, puderam avaliar a possibilidade de implantar o simulado nas localidades sugeridas.
Segundo informações do TSE, apenas os Estados do Amazonas e de Roraima, além do Distrito Federal, ainda não começaram o recadastramento biométrico dos eleitores.
De 13 a 17 de agosto, o TSE realizará em sua sede, em Brasília-DF, simulado para avaliar o funcionamento dos programas de votação, apuração e totalização dos votos e divulgação dos resultados. Os representantes das cortes eleitorais virão à capital federal para participar dos testes.