Trinta e sete cidades do interior do estado baiano foram escolhidas pela corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para implantar o processo de recadastramento biométrico.
Desde o dia 10 de julho, 130.320 eleitores já foram atendidos entre as sete zonas eleitorais que já deram início ao serviço, e, segundo o TRE, outras oito zonas já estão se preparando para começar a biometria.
De acordo com o juiz corregedor do TRE, Josevando Andrade, os municípios foram escolhidos após apresentar resultados irregulares nas inspeções periódicas aos cadastros eleitorais, realizadas pela corregedoria.
"As cidades apresentaram o número de eleitores muito próximo ao número de habitantes, quando a média considerável é de 65% de eleitores por município. Os outros 35% geralmente são formados por crianças, idosos e analfabetos", afirma Andrade. Procedimento – O serviço consiste na revisão do cadastro do eleitor, na atualização dos dados pessoais, coleta das impressões digitais e da assinatura digital. É necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.
A biometria é gratuita e obrigatória. As pessoas que não comparecerem aos cartórios eleitorais no período de seis meses desde o início das atividades terão o título cancelado.