TRE-PR realiza eleições simuladas com urnas do sistema biométrico

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza neste sábado (23) eleições simuladas em Londrina, Tamarana e Campo Largo. A simulação será feita para testar o sistema de identificação biométrica, que passa a ser utilizado nos três municípios a partir das eleições de 2014. De acordo com o TRE-PR, aproximadamente 7 mil eleitores foram convidados para participar, sendo mais de 5 mil de Londrina. A simulação será realizada das 13h às 17h.
 
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Londrina, Willian Garcia, o teste servirá para verificar o funcionamento dos sistemas e também o comportamento dos eleitores. “Para a Justiça Eleitoral, esse simulado de votação com identificação biométrica é muito importante, pois será possível testar os sistemas eleitorais e verificar em um ambiente real de votação o comportamento dos mesários convocados e dos eleitores. Também podemos verificar as dificuldades que eventualmente possam ocorrer no processo de votação, e ainda poder avaliar o tempo de votação que será levado pelo eleitor com esse novo modelo”, explica Garcia.
 
A participação dos mesários convocados é obrigatória. Já a presença dos eleitores convidados pelo TRE é facultativa, conforme William Garcia. “Vale destacar que é importante que os eleitores compareçam para que a Justiça Eleitoral avalie e busque melhorar o processo eleitoral”, diz o chefe do Cartório Eleitoral.
 
No dia 30 de agosto, as eleições simuladas serão realizadas em outras cinco cidades do estado que passam a utilizar o sistema biométrico nas eleições deste ano: Maringá, Floresta, Doutor Camargo, Ivatuba e Paiçandu.
 

A biometria foi utilizada pela primeira vez no Paraná em 2008 no município de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, em uma espécie de teste do sistema. Em 2012 foi a vez de Curitiba contar com a identificação pelas digitais nas eleições.