A Eletrobras Distribuição Piauí contará com um posto de recadastramento eleitoral do TRE que funcionará em uma sala no primeiro andar da empresa e atenderá aos empregados da concessionária e seus familiares, de segunda a sexta, das 8h às 17h, durante dez dias, a partir de 4 de novembro.
A Justiça Eleitoral alerta ao eleitor que o recadastramento é obrigatório e deve ser feito até março de 2014. “Quem que não o fizer terá seu título cancelado”, afirma o gestor da Central Biométrica, Danilo Veras.
A biometria consiste identificar o eleitor por meio das impressões digitais, uma forma de garantir mais segurança no sistema de votação. A medida, que faz parte do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor brasileiro, impede que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação em um pleito – já que não existem impressões digitais iguais.
Para se cadastrar, é necessário apresentar original e cópia de documento de identificação com foto, comprovante de endereço, mais o certificado de reservista para os homens maiores de 18 anos que se inscreverem pela primeira vez na Justiça Eleitoral.
Na capital, o TRE-PI tem a meta de cadastrar 425 mil eleitores, mas, até o momento, apenas 223 mil (52,4%) procuraram o Tribunal ou um dos pontos de recadastramento. Em Teresina, existem 14 postos de recadastramento, sendo 11 itinerantes e três pontos fixos, localizados na Unidade Escolar Odilo de Brito Ramos, no Dirceu I; na Escola Hely Sobral, no Mocambinho; e na Central de Atendimento ao Eleitor-CAE, no cruzamento das ruas 24 de Janeiro e Coelho Rodrigues.
“Na Eletrobras Piauí, espera-se atender a 800 empregados, sem contar com os familiares”, destaca o responsável pela descentralização do atendimento do Programa de Identificação Biométrica do TRE-PI, Valdeck Moraes.
No Piauí o cadastro biométrico, está sendo realizado nos municípios de Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia, José de Freiras, Teresina, Nazária e Oeiras.