O gerente da sessão de tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Anderson Lima, admitiu nesta última terça-feira (9) que a votação nas eleições deste ano pode ser um pouco mais demorada em razão da biometria.
Em relação a 2012, quando a votação contou apenas com candidatos a prefeito e vereador, em 2014 o eleitor terá de votar para cinco cargos. Além disso, haverá votação biométrica em várias cidades, com o reconhecimento da impressão digital.
"Pode haver uma pequena demora nesse processo de identificação", disse Lima em entrevista no Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde. Segundo ele, a biometria pode aumentar em "um pequeno espaço de tempo" a votação. "Aumenta a segurança, mas não necessariamente implica em mais velocidade", explicou. No Piauí, 13 municípios vão utilizar o novo sistema, abrangendo 37% do eleitorado. Teresina, Parnaíba e Oeiras estão entre as cidades listadas.
Anderson Lima acrescenta que, com o número de candidatos na votação, o eleitor deve comparecer mais cedo no dia 5 de outubro. "É importante que o eleitor compareça o mais cedo possível, para evitar as filas ao final do dia".