Na última quinta-feira (20/10), a Diretora-Geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Dra. Marília Berquó, juntamente com o Secretário de Tecnologia da Informação, em exercício, Dr. George Maciel e também Sérgio Andrade (STI), Sílvia Kátia (ASCOM), representou o Presidente Ricardo Paes Barreto, em reunião com o Secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Dr. Wilson Damázio.
A realização da reunião foi para dar continuidade à parceria entre a Justiça Eleitoral de Pernambuco e o Governo do Estado para implantação do RIC (Registro de Identidade Civil), o qual consiste em um novo documento único, onde os brasileiros serão identificados em suas relações com a sociedade e com os órgãos públicos ou privados, mediante identificação biométrica, ou seja, cada cidadão passará a ter um número nacional baseado em suas impressões digitais.
Na ocasião, a equipe do TRE-PE, fez a entrega de dois kits biométricos ao Secretário de Defesa Social, Dr. Wilson Damázio, para que a SDS possa iniciar as providências necessárias para realização desse projeto.
Em encontro anterior, já tinha ficado acertada a realização de uma parceria entre os órgãos (TRE-PE, PF, SDS e Tavares Buril), para que seja agilizada a implantação do documento único.
O RIC já será emitido com certificação digital, o que possibilita, por exemplo, maior segurança nas redes de comunicação, redução de fraudes e crimes na internet, entre outras vantagens. Outra facilidade com a inclusão do Certificado Digital é que algumas ações que antes só eram realizadas na presença do interessado poderão ser feitas pela internet utilizando-se da identificação virtual. Assinar contratos, mandar cartas, realizar compras e solicitar serviços: tudo feito pela internet com segurança, agilidade e comodidade.