O transporte coletivo de Ribeirão Preto (SP) passará a contar com um sistema de identificação por biometria facial a partir do dia 1º de setembro. O objetivo, segundo a Transerp – empresa que gerencia o trânsito e o transporte na cidade –, é evitar fraudes, já que há casos em que usuários utilizam o cartão de outros passageiros para circular pelos ônibus.
Os usuários terão até o dia 31 de agosto para comparecer aos postos de recarga da Transerp e fazer o novo cadastro, que passará a ter a foto do titular. O serviço é gratuito.
De acordo com Raquel Vieira, coordenadora de operações da Transerp, o sistema está em teste há três meses. Neste período, foram registradas 600 fraudes.
Agora, com a instalação de câmeras de alta definição nos ônibus, será possível identificar o verdadeiro titular dos cartões. O sistema registrará as imagens do usuário, que serão comparadas à foto que consta no banco de dados. A tecnologia permite que cerca de 500 pontos do rosto do usuário sejam analisados.
"É uma tentativa de evitar fraudes e promover melhorias para o sistema, com mais segurança para os usuários. Quando uma pessoa passar o cartão para outra, ela será notificada, e será explicado a essa pessoa sobre a irregularidade desse uso, já que o cartão é de uso pessoal, intransferível, e é cedido a título de comodato", explica Raquel.
Segundo o diretor de transportes José Mauro de Araújo, o cartão continua sendo o meio de pagamento da tarifa. Ele explica que os motoristas continuarão a vender o cartão para usuários não cadastrados. “Para quem não tem o cartão, não muda nada. Ele paga para o motorista direto e ganha um cartão expresso, que não tem benefício nenhum. Caso ela recarregue o cartão, ela já faz o cadastro.”
A medida tem agradado os usuários do transporte coletivo. "Acho muito bom, porque aí não tem como outras pessoas usarem, né? Já me pediram o cartão outras vezes e eu emprestei. Mas agora não dá mais", afirma a costureira Vanessa de Araújo.
Para a diarista Ana Paula Soares, o sistema também deve assegurar o usuário em caso de perda ou roubo do cartão de transporte. "Acho uma ideia boa. Porque quando a gente perde o cartão, às vezes outro usa", diz.