Transerp testa biometria facial nos ônibus urbanos em Ribeirão Preto

 A tecnologia necessária para a implantação da biometria facial nos ônibus urbanos de Ribeirão Preto foi apresentada nesta última segunda-feira (25). Essa tecnologia está em fase de teste pela Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, e Consórcio Pró-Urbano.

 
Os testes acontecem desde o dia 1º de agosto em ônibus equipados com câmeras fotográficas de alta definição. Ao passar o cartão pela catraca, o sistema faz seis fotos que serão comparadas à fotografia que já consta no banco de dados. Com isso, 26 pontos do rosto são analisados.
 
Inicialmente os testes estão sendo realizados com usuários do transporte que utilizam o cartão Idoso, na linha Marincek. Quatro ônibus estão equipados com o sistema de biometria facial na linha.
 
De acordo com o diretor de transporte da Transerp, José Mauro de Araújo, a biometria está inserida no novo sistema do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto. “Os testes com biometria digital foram iniciados em maio e agora estamos testando a biometria facial. Até o dia 31 deste mês decidiremos qual será a biometria que implantaremos no transporte coletivo de Ribeirão Preto”.
 
A partir de setembro o prazo para implantação do sistema de biometria escolhido será de 12 meses.