A cartilha tem como público alvo todos os usuários que acessam os sistemas que requerem o certificado digital, principalmente magistrados, servidores e gestores. “O quantitativo de usuários que utilizam certificados digitais no TJPE vem crescendo rapidamente, ao final desse mês de junho serão mais de 1000 que utilizarão esse documento eletrônico, fazendo com que a necessidade de conscientização acompanhe esse crescimento”, salienta Alessandra.
A Política de Segurança da Informação do TJPE atende ao artigo 13 da Resolução 90 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que estabelece diretrizes, padrões e requisitos mínimos para o trânsito e acervo seguro, garantindo preservação, confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações.
Atualmente o TJPE já utiliza os seguintes sistemas que requerem certificado digital: PJe, DJe, TJPE Conectado, Malote Digital, Antecedentes Criminais e e-mail institucional. Três outros sistemas estão em fase de implantação: INFOJUD, RENAJUD e Penhora Online. Além disso, novos programas devem ser lançados como, por exemplo, o de autenticação eletrônica de documentos e alvarás.