TJ do Maranhão com Certificado Digital

O Tribunal de Justiça (TJ) do Maranhão é mais um exemplo de aplicabilidade do certificado digital. O órgão usa a ferramenta de segurança desde 2007 e já constatou algumas melhorias, como a celeriadade nos processos administrativos.
 
O TJ já usa o certificado digital no PROJUDI, aplicação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que atende os juizados especiais utilizando o certificado A1. “Os benefícios tem sido verificados na rapidez de tramitação dos processos e na eliminação de papel, dentro de critérios de segurança que garantam a autenticidade dos documentos”, afirmou o diretor de Informática e Automação do TJ do Maranhão, Paulo Rocha.

Rocha afirma que o tribunal está em fase de iniciação de  outros projetos, que preveem a informatização de rotinas interna. Ele vê grandes avanços com o uso de certificados digitais. “Para o ano que vem esperamos virtualizar todos os processos, permitindo ganhos de eficiência e celeridade tanto a serventuários da justiça como a jurisdicionados”.

O Tribunal de Justiça do Maranhão falará sobre o uso do certificado digital em seus serviços na próxima etapa do 8ºCertForum, que acontecerá em Belém, dia 18 de novembro.