Tecnologia da Serasa Experian ajuda bancos a atender exigência do Bacen na análise socioambiental

O uso de mão de obra escrava por parte de empresas terceirizadas tem sido crescente preocupação para as grandes marcas internacionais. Recentemente, o Ministério do Trabalho identificou trabalho escravo no Brasil por parte de empresas fornecedoras de grandes varejistas de roupas, bem como de uma subcontratada de uma importante construtora que opera no país. De acordo com levantamento elaborado pela Serasa Experian em 2011, 11% das empresas causadores de impacto ambiental e que figuram hoje na carteira de crédito do sistema bancário nacional, exibe algum tipo de irregularidade do ponto de vista socioambiental.
Para combater a contratação de fornecedores ou parceiros que não estejam em conformidade com a legislação trabalhista do Brasil e que não primem pelo bem estar e condições ideias de trabalho para os funcionários, a Serasa Experian oferece a solução Conformidade Ambiental.
  
“Com a solução Conformidade Ambiental, as empresas clientes da Serasa Experian podem consultar com rapidez e segurança informações de inúmeros órgãos oficiais, on line e real time, para a tomada de uma decisão segura na concessão de crédito a empresas que cumpram a legislação brasileira ou contratação de terceiros idôneos”, diz Franklin Thame, gerente de produtos da Serasa Experian.
A solução Conformidade Ambiental, disponível para todos os CNPJs e CPFs (produtores rurais) do país, reúne a tecnologia para coleta de dados de sites oficiais estaduais e federais. Juntamente com a análise realizada por especialistas da Serasa Experian, fornecida pelos relatórios de Responsabilidade Social e de Responsabilidade Ambiental, o cruzamento de dados fornece cinco graus de responsabilidade social e ambiental: quanto maior a aderência às leis, melhor a classificação da empresa.
São pesquisados quatro órgãos federais, ANA (Agência Nacional de Águas), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Ministério do Trabalho, e secretarias ambientais dos 27 Estados do país. A ferramenta inclui ainda o cadastro ambiental rural do fornecedor produtor rural.
Resolução Bacen
Em junho de 2012 o Conselho Monetário Nacional (CMN) colocou em audiência pública o edital 41/2012, exigindo a partir de 2013 uma Política de Responsabilidade Socioambiental por parte das instituições financeiras.
Parceria

Em outubro de 2012, a Serasa Experian estabeleceu uma parceria com o Instituto Ethos para identificar a quem interessa a preservação da Amazônia. O acordo possibilita que 60 empresas signatárias de pacto ambiental e social pesquisem e analisem histórico dos fornecedores, que têm de estar de acordo com a legislação brasileira do ponto de vista ambiental e social. Ou seja, não podem estar envolvidos em crimes ambientais, como desmatamento, e sob o aspecto social, não devem, por exemplo, usar trabalho escravo e infantil, entre outros aspectos.