Tecnologia da NEC pode acelerar detecção de pessoas

A NEC anunciou o desenvolvimento da tecnologia “Profiling Across Spatio-Temporal Data”, concebida para a classificação rápida de objetos semelhantes presentes em múltiplos vídeos e  a ser comercializada nos próximos dois anos. A capacidade permite, diz o fabricante, a procura de objetos quase em tempo real utilizando critérios como o tempo, o lugar e o comportamento.
 
Quando é combinada com as soluções de reconhecimento facial daquele fornecedor, esta tecnologia consegue analisar, em apenas dez segundos, mais de um milhão de imagens faciais a partir de um vídeo de vigilância com duração de 24 horas, sustenta.
 
Dessa forma, fica facilitada a detecção de pessoas que apareçam com frequência e por longos períodos de tempo no mesmo lugar.
 
“A nova tecnologia agrupa objetos, bem como pessoas, a partir de múltiplos vídeos tendo por base o “grau de semelhança”, e organiza o grupo numa estrutura de gestão de dados em árvore. Esta estrutura permite pesquisar mais rapidamente objetos semelhantes através da simples comparação do nível de semelhança de cada grupo em vez de comparar cada objeto um por um”, explica um comunicado.
 
A tecnologia classifica “instantaneamente” novos objetos a partir das imagens de vídeo e decide a que grupo os objetos recém-capturados pertencem.
 
“Esta tecnologia pode, por exemplo, ajudar na prevenção do crime e a acelerar as investigações criminais através da detecção de pessoas não autorizadas que aparecem com frequência em áreas restritas”, sugere Yuichi Nakamura, diretor-geral da Green Platform Research Laboratories da NEC Corporation.
 
Atualmente, a empresa procura alargar a sua aplicação a outros tipos de dados, além dos dados de vídeo, incluindo som e texto.