As tecnologias convencionais estimam a linha de visão de um indivíduo usando dispositivos especializados equipados com luzes de infravermelhos e câmaras avançadas, que detectam a luz que é refletida a partir do olho de um indivíduo.
Esta nova tecnologia, agora desenvolvida pela NEC como parte integrante do seu portfólio de tecnologias de inteligência artificial (IA) “NEC the WISE”, utiliza a tecnologia de detecção pontual de características faciais, elemento base da mundialmente reconhecida tecnologia de reconhecimento facial da NEC, para identificar com precisão características dentro e ao redor do olho, como por exemplo a pupila e os cantos do olho, a partir de imagens tiradas com câmaras comuns, incluindo web, câmaras de vigilância, tablets e smartphones, sem necessidade de equipamentos especializados. Estas imagens e tecnologia permitem a detecção altamente precisa da linha de visão de um indivíduo, com um erro de medição de menos de 5 graus a partir da esquerda, da direita, de cima ou de baixo.
Esta tecnologia de detecção remota consegue dar resposta mesmo com imagens de baixa resolução e mudanças de brilho, permitindo detectar a linha de visão de indivíduos afastados até 10 metros da câmara, tornando-a adequada, por exemplo, para detectar de forma automática produtos que despertam a atenção dos consumidores nas lojas.
Além disso, os cálculos de alta velocidade da sua “tecnologia de extração pontual de características faciais”, permitem detectar simultaneamente a linha de visão de vários indivíduos, sem comprometer a precisão dos resultados. Assim, mesmo quando diversas pessoas aparecem numa câmara, é possível detectar de forma simultânea a linha de visão de cada um dos indivíduos.
“Com base nesta tecnologia, a NEC pode avaliar a linha de visão dos peões e contribuir para otimizar a colocação de anúncios importantes nos espaços públicos”, afirmou Akio Yamada, Diretor Geral, Data Science Research Laboratories, da NEC Corporation. “Para além disso, esta tecnologia pode também contribuir para a segurança das comunidades, através da monitorização do comportamento de pessoas suspeitas, bem como ajudar os lojistas a saber mais sobre quais os produtos que atraem mais a atenção dos clientes”.