Tecnologia da Indra apoia Organização Nacional de Transplantes (ONT)

A Organização Nacional de Transplantes (ONT) escolheu a Indra, uma das principais multinacionais de TI da Europa e América Latina, para otimizar o funcionamento de seus sistemas de informação, facilitando o controle dos recursos e a eficiência na gestão. A multinacional de TI assumirá a manutenção das aplicações informáticas nos sistemas mais importantes da ONT: o Sistema Integrado de Doação e Transplantes (SIUL), desenvolvido também pela companhia; os Sistemas de registro de transplantes e seus correspondentes seguimentos (SURUS) e o Sistema de gestão e controle do tratamento de células e tecidos destinados a transplantes (BIOTCEL).
 
O projeto conta com uma duração de três anos, extensíveis até outros três, e inclui serviços de manutenção e suporte para vários níveis, entre os que contemplam-se as tarefas de caráter corretivo, aplicações preventivas, metodologias adaptativas, aplicações de melhorias nos sistemas, formação a usuários e manutenção de documentos, assim como consultas e atendimento telefônico.
 
No aspecto técnico, a Indra assumirá também a reconstrução do Sistema SIUL sob uma arquitetura SOA que facilitará o intercâmbio de informação independente da plataforma utilizada. A companhia será encarregada da integração dos três Sistemas de Informação (SIUL, SURUS e BIOTCEL), de forma que a informação flua entre eles de acordo com a lógica de trabalho marcada pela ONT, o que otimizará sua capacidade de atuação e seus resultados.
 
A Indra consolida assim sua relação com a ONT (iniciado em maio de 2010 com o desenvolvimento do sistema SIUL) e se converte em partner preferencial da organização, em consonância com o interesse desta, por estender em todo o mundo o modelo espanhol de doação e transplantes. Este modelo foi adotado já dentro da União Européia (UE) durante o período que ocupou a Presidência espanhola da mesma (janeiro-junho de 2010). A implantação nos 27 países da UE do sistema espanhol de transplantes, considerado um modelo de referência a nível mundial, permitirá que 500 milhões de cidadãos europeus melhorem seu acesso a este tipo de terapias. 
 
Liderança em saúde
Na atualidade, mais de 32 milhões de pessoas de quatro continentes se beneficiam das soluções e sistemas desenvolvidos pela Indra no âmbito de saúde. Suas soluções são utilizadas por mais de 100.000 profissionais em mais de 5.600 centros de saúde e hospitais e fazem possível a formalização de aproximadamente 500.000 atendimentos a cada dia.
 
As tecnologias e conhecimentos aplicados na Indra para a sanidade estão baseados na sua carteira de Soluções de Saúde, especializada em áreas como telemedicina, imagem digital, receita eletrônica ou histórico de saúde eletrônico, entre outros. Esta plataforma é o resultado da experiência acumulada no desenvolvimento de projetos tanto para entidades privadas quanto públicas no âmbito nacional e internacional.
 
No âmbito do histórico clínico eletrônico, se destacam o sistema Diraya, que facilitou a implantação da história de saúde digital em Andalucía, IANUS, no Servizo Galego de Saúde (SERGAS), o Abucasis, na Comunidade Valenciana. A Indra também lidera na Espanha a implantação da Receita Eletrônica onde, além do projeto atual de receita eletrônica de Asturias, executou com sucesso sua implementação em Aragón, Andalucía, Cantabria, Madrid, Murcia, Valencia, Galicia, assim quanto as cidades autônomas de Ceuta e Melilla. Por outro lado, a companhia de TI é parceira tecnológica do SESCAM no desenvolvimento do projeto YKONOS, o sistema de imagem médica digital de Castilla – La Mancha.
 
Assim mesmo, possui um importante posicionamento na implantação e gestão de centros de serviços de informação multicanal baseados em soluções de internet, telefonia móvel e quiosques, com referências nos serviços de saúde de Andalucía, Madrid e Valencia.
 

No âmbito internacional, a companhia trabalha num projeto piloto para implantar o histórico de saúde eletrônico no Brasil, depois de ter desenvolvido outras iniciativas de grande interesse no âmbito sanitário, como a definição de um novo modelo de Sanidade Pública para o Governo da Tunizia ou a gestão de sistemas informatizados na Fundação Favaloro, um dos principais centros de assistência cardiovascular da Argentina. Recentemente, além disso, o Ministério de Sanidade e Defesa do Reino de Bahrain tem confiado a Indra o desenvolvimento e operação global de todas as aplicações da rede do seu Sistema Nacional de Saúde, o que inclui tanto a hospitais quanto centros de saúde.