STMicroelectronics lança os microcontroladores baseados no processador Cortex-M

A STMicroelectronics anuncia o lançamento de sua nova série de microcontroladores STM32F4. Essa extensão para a plataforma STM32™ baseia-se no mais recente core ARM® Cortex™-M4, que acrescenta capacidades de processamento de sinal e operações mais rápidas ao atual portfólio dos microcontroladores STM32. A nova série, que já está disponível, fortalece a liderança da ST em microcontroladores baseados no processador Cortex-M de mais alto desempenho do mercado. 
 
A linha STM32 é a família de microcontroladores baseadas no processador ARM Cortex-M de 32 bits mais bem sucedida da indústria. Quase uma entre duas unidades embarcadas é membro da família STM32¹. Além de atender a uma série de aplicações com o portfólio STM32 atual, incluindo medidores de energia, pontos de venda, segurança e automação industrial, medidores médicos portáteis de uso pessoal, home áudio e outros, a ST está ampliando ainda mais suas aplicações alvo com a série STM32 F4. Ao fornecer um upgrade da série STM32 F2 totalmente compatível em termos de pinos e de software com mais SRAM, melhor desempenho e uma série robusta de periféricos, a série F4 vai permitir que os clientes que estiverem executando projetos com os microcontroladores da série STM32 F2 ofereçam extensões de produtos com upgrade para a série F4 se precisarem de mais memória, desempenho ou recursos. Além disso, os clientes que usam atualmente uma abordagem de MCU de dois chips e DSP, agora poderão combinar os dois chips em um controlador de sinais digitais de alto desempenho. 
 
“O sucesso da série STM32 F4 vai além do fato do produto ser um  microcontrolador baseado no processador Cortex M de melhor desempenho disponível no mercado atualmente,” disse Claude Dardanne, vice presidente executivo e gerente geral do Grupo de Microcontroladores, Memórias e MCU Seguras. “Com mais de 250 dispositivos compatíveis já em produção, o melhor ecossistema de desenvolvimento do mercado, excepcional desempenho em baixo consumo de energia e a extraordinária funcionalidade geral, a família F4 é a cereja no topo da família STM32 de MCUs. Baseadas no processador Cortex-M, atualmente ela  inclui quatro séries de produtos: a STM32 F1, a  STM32 F@ e a STM32 L1, baseadas no processador Cortex™-M3, além da nova série F4, baseada no processador Cortex-M4.”
 
“A decisão da ST de incluir o processador ARM Cortex-M4 em seu amplo portfólio de MCU é uma prova do baixo consumo de energia do processador, do design avançado e das capacidades DSP de alto desempenho”, afirma Lance Howarth, vice-presidente executivo de marketing da ARM. “Agora, a ST tem um dos portfólios baseados na série de processadores ARM Cortex-M mais amplos e disponíveis. A série Cortex-M representa a arquitetura MCU que mais cresce e, sem dúvida alguma, o microcontrolador STM32 F4 vai acelerar ainda mais a adoção da arquitetura ARM para aplicações de microcontroladores.”
 

Além de oferecer compatibilidade pino-a-pino e de software com a série F2 de alto desempenho, a série F4 opera em frequência mais alta (168 MHz em vez de 120 MHz), oferece instruções de  DSP e suporte a Unidade de Ponto Flutuante em um único ciclo de maquina, maior disponibilidade de memória RAM (192Kbytes e 128Kbytes) memória flash embarcada que vai de 512 Kbytes até 1 Mbyte, e periféricos avançados para imagens, conectividade e criptografia. A tecnologia de processo CMOS de 90nm, e o “Acelerador ART” Adaptável e em Tempo Real da ST, oferecem um desempenho excepcional, execução de programas com zero-wait-state de até 168 MHz, e a melhor da classe no range de energia dinâmica.