A STMicroelectronics anuncia que testes de desempenho de processador usando as mais recentes ferramentas da Green Hills Software confirmaram a série STM32 F4 como o microcontrolador ARM® Cortex™ M de melhor desempenho do mundo.
A versão 2012 do software compilador da Green Hills Software obteve desempenho extra de 29% da série STM32 F4 nos testes CoreMark™. Os testes CoreMark produzem um “score” único que ajuda os desenvolvedores a comparar processadores de vários fabricantes. O novo “score” elevado do CoreMark reafirma aos clientes que usam a série STM32 F4 que eles escolheram o microcontrolador Cortex-M de melhor desempenho disponível no mercado, ideal para as exigências das aplicações mais criativas.
Ao operar a partir da memória Flash, que representa a condição mais significativa e desafiadora para medir o desempenho de uma arquitetura, os testes CoreMark compilados com a versão 2012 do compilador Green Hills, a série STM32 F4 da ST produziu o maior “score” até hoje, atingindo o ‘score’ de 469, operando com sua frequência máxima de 168 MHz. Esse “score” é equivalente a 2,79 Coremark/MHz, outro recorde entre processadores embarcados. Ao ser executado em RAM o desempenho é ainda melhor, a 481 CoreMark ou 2,86 CoreMark/MHz.
O que ajuda a série STM32 F4 a estabelecer sua vantagem sobre outros processadores Cortex-M é a arquitetura exclusiva do dispositivo, que inclui o acelerador Adaptive Real-Time (ART) da ST. O acelerador ART acelera a recuperação do código e dos dados da memória Flash para aumentar o desempenho do mecanismo padrão de processamento Cortex-M4, que inclui um microcontrolador de 32 bits, unidade de ponto flutuante e melhorias que viabilizam a execução eficiente das instruções de “DSP” (Digital-Signal-Processor) em um único ciclo de instrução.
“Combinado com o compilador Green Hills aprimorado, o acelerador ART é um recurso chave por meio do qual a série STM32 F4 aumenta o desempenho recorde”, afirma Michel Buffa, Gerente Geral da Divisão de Microcontroladores da ST. “A arquitetura avançada da série STM32 F4 permite que os clientes obtenham o benefício máximo das melhorias de desempenho do mais recente compilador Green Hills. Esse dispositivo já é o mais poderoso microcontrolador do mundo baseado em processador Cortex-M disponível no mercado. A versão 2012 do compilador demonstra um desempenho ainda melhor com o acelerador ART exclusivo e outros recursos avançados da família.”