A STMicroelectronics e o Fraunhofer Heinrich Hertz Institute (HHI), um dos principais centros de pesquisas de sistemas de comunicação, mídia digital e serviços, anunciaram hoje o primeiro receptor de vídeo 3D da indústria, baseado no novo padrão MPEG-DASH para streaming HTTP dinâmico e adaptativo. O protótipo, totalmente funcional, foi desenvolvido no projeto COAST (Content Aware Searching and Streaming) financiado pela União Européia e demonstrado no Networked and Electronic Media (NEM) Summit em Turim, Itália, em setembro de 2011.
O streaming HTTP viabiliza a entrega de vídeo de alta qualidade sobre IP para aparelhos conectados como TVs, set-top boxes e terminais móveis. Lançado recentemente pelos grupos 3GPP e MPEG, o objetivo do Dynamic Adaptive Streaming over HTTP (DASH) é simplificar o desenvolvimento de serviços de banda larga de vídeo para diferentes infra-estruturas e dispositivos, substituindo os protocolos proprietários de streaming HTTP por uma solução aberta e padronizada. O DASH define formatos para a preparação de conteúdo e ferramentas, para uma adaptação de conteúdo rápida e eficiente. Tem suporte para modos trick, legendas e faixas de áudio em múltiplos idiomas, inserção de anúncios e múltiplas tecnologias de gerenciamento de direitos digitais, cujo objetivo é proteger o conteúdo, além de operar com tecnologias de cache e servidor web padronizadas.
O receptor de software de vídeo baseado em ST-HHI DASH usa algoritmos sofisticados para garantir a entrega ininterrupta de vídeo e uma ótima experiência visual através da seleção automática da taxa de bits, resolução de vídeo e formato, baseados nas condições atuais da rede, capacidades de dispositivo final e preferências do usuário. As flutuações da largura de banda são compensadas pela variação automática da taxa de bits do vídeo, ao passo que o formato do vídeo é selecionado automaticamente de acordo com o tipo de terminal, de forma que os consumidores possam assistir ao mesmo conteúdo 3D em dispositivos de display padrão 2D.
Em demonstração no 2011 NEM Summit, o ambiente de streaming adaptativo ST-HHI 3D é composto de um servidor de vídeo, um PC conectado a um monitor 3D, e um receptor conectado a um display 2D. O conteúdo de vídeo 3D é gerado e entregue via IP a partir de um servidor remoto para os dois terminais, ao passo que o mesmo fluxo de vídeo 3D é adaptado automaticamente para 2D para o outro receptor. O protótipo implementa a tecnologia DASH em GStreamer, uma estrutura popular de multimídia para PC e plataformas embarcadas, que têm suporte para muitos formatos de mídia e protocolos de streaming.
“O DASH permite uma entrega de vídeo fácil e eficiente – tanto on-demand quanto streaming ao vivo – através da infraestrutura Internet existente, para qualquer dispositivo conectado, sem necessidade de nenhuma provisão especial,” disse Amadeo Zuccaro, diretor de Security & Multimedia System R&D do Advanced Systems Technology Group da ST. “Por meio de nossa colaboração com o HHI, somos os primeiros fabricantes de semicondutores com suporte nativo para streaming de vídeo adaptativo baseado em DASH integrado em nossos dispositivos.”
“A tecnologia 3D saiu dos laboratórios e dos nichos, chegou ao mercado e agora está disponível para todos,” disse o Dr.-Ing. Thomas Schierl, diretor do Multimedia Communications Group do Fraunhofer HHI. “Estamos felizes por colaborar com a ST para preparar a próxima geração de dispositivos para entrega de conteúdo de vídeo tridimensional (stereoscopic) e multiview.”
A Networked and Electronic Media (NEM) é uma iniciativa européia de convergência de mídia, comunicações, aparelhos eletrônicos de consumo e TI. O 4th NEM Summit, realizado em Turim, Itália, entre 27 e 29 de setembro de 2011, reuniu representantes de mídia eletrônica e em rede da Europa e de todo o mundo, incluindo corporações, PMEs e start-ups, centros de pesquisas e instituições, associações da indústria e grupos, e agências de padronização.
http://nem-summit.eu
Sobre o Fraunhofer Heinrich Hertz Institute
O Fraunhofer Institute for Telecommunications – Heinrich-Hertz-Institut é um dos principais institutos de pesquisa nos campos de Comunicação Móvel em Banda Larga, Photonic Networks/Componentes, e Processamento de Vídeo para Multimídia, localizado em Berlin. O Departamento de Processamento de Vídeo, com 50 pesquisadores em cerca de 20 projetos de pesquisas, está trabalhando com aplicações multimídia que vão desde vídeos com taxas de bits muito baixas para serviços móveis, até codificação e processamento de alta qualidade de Cinema Digital, HDTV, 3DTV e Tele presença Imersiva para entrega em aplicações de Broadcast, Video-On-Demand, conversação, assim como IPTV móvel e fixa. Para mais detalhes sobre o HHI, visite www.hhi.fraunhofer.de.