A STMicroelectronics está ampliando suas capacidades em powerline communication (PLC) (comunicação via rede elétrica) com a conclusão da aquisição dos ativos de semicondutores e propriedade intelectual da Arkados. A Arkados que trabalha com HomePlug, uma iniciativa da indústria com foco na aceleração do desenvolvimento e implementação de Convergent Digital Home Networking, e a ST atuam como parceiros da Arkados desde o final de 2008, para desenvolver soluções sofisticadas de “HomePlug banda larga PLC”. Redes residenciais baseadas em tecnologia de PLC de banda larga oferecem uma importante vantagem na abordagem ‘no-new-wire’ para os usuários, pois possibilita a criação de redes residenciais de alta velocidade, utilizando tomadas elétricas e a infraestrutura da fiação residencial já existente.
A ST também está no ramo de Smart Metering (Medição Inteligente), que possibilita aos consumidores monitorar e gerenciar o uso de eletricidade em uma rede inteligente baseada em PLC. A plataforma ST de Powerline Communication de banda estreita já foi implementada pelos principais programas mundiais de infraestrutura de medição inteligente. O novo IP de banda larga recentemente adquirido completa a oferta de Powerline Communication da ST, dando à companhia uma posição ainda mais forte para liderar os futuros mercados de PLC de banda larga, tais como redes multimídia residenciais, aplicações de Smart Energy e tecnologias de comunicação de veículos elétricos com a rede, conhecidas como Convergent Home Digital Networking e Smart Grid.
“A ST continua ampliando o gerenciamento e economia de energia ao focar nas tecnologias mais inovadoras, oferecendo aplicações com as quais as pessoas podem usufruir um acesso mais amplo às informações e ao entretenimento a qualquer hora, em qualquer lugar, e ao mesmo tempo minimizar o consumo de energia.” afirma o vice-presidente executivo e gerente geral do Industrial and Multisegment Sector da STMicroelectronics, Carmelo Papa. “Acreditamos que a implementação das tecnologias HomePlug da Arkados ofereça muitas vantagens em termos de tamanho, simplicidade e capacidade de expansão futura com relação a outras propostas da indústria. A combinação da tecnologia da ST com a experiência da Arkados em powerline communications em banda larga vai acelerar a ampla adoção de PLC como um backbone para redes domésticas e smart grid,” concluiu Papa.
Informações adicionais sobre HomePlug e Tecnologias de Powerline
HomePlug é uma aliança da indústria (www.homeplug.org) da qual a ST é uma das patrocinadoras, juntamente com outros importantes players. A missão da aliança é viabilizar e promover rapidamente a disponibilidade, adoção e a implementação econômica, interoperável e com base em padrões das redes e produtos de rede elétrica doméstica.
As tecnologias de HomePlug são totalmente compatíveis com o padrão IEEE1901[1] para redes de banca larga via rede elétrica e oferecem um ecossistema completo de tecnologias interoperáveis que, em conjunto garantem o futuro caminho de migração para serviços com classe Gigabit. Há duas variantes principais no padrão HomePlug: o HomePlug GP (Green PHY), voltado para aplicações ‘Smart Grid’ e smart-energy; e o HomePlug AV (Áudio/Vídeo), que é o padrão de consumo, voltado primariamente para redes domésticas. HomePlug GP e AV são interoperáveis.
A tecnologia de rede doméstica via rede elétrica oferece uma importante vantagem para as abordagens de “no-new-wire” (sem novos fios) dos usuários. Podem-se criar redes velozes com a utilização de tomadas elétricas que já existem nas casas.
Essencialmente, ‘Smart Grid’ é uma rede elétrica digital e inteligente, e é utilizada para definir a próxima geração de redes de distribuição de eletricidade. Ao utilizarem suas redes domésticas, os consumidores poderão se comunicar com a smart grid através de seus medidores de eletricidade, proporcionando um gerenciamento de energia mais inteligente para as companhias de serviços públicos e também aos consumidores.
A tecnologia Electric Vehicle to Grid Communication vai permitir que os serviços públicos e consumidores gerenciem o processo de carregar veículos elétricos, e oferece a capacidade tão necessária de controlar o volume de energia consumida da rede durante os horários de pico. Recentemente, a HomePlug Alliance recebeu uma carta da Coordination Office Charging Interface, Carmeq GmbH, representando cinco montadoras alemãs, declarando que esses OEMs selecionaram PLC IEEE1901 Profile Green PHY (HomePlug GP[2]) como a tecnologia de comunicação entre Plug-in Electric Cars e os postos de recarga. Um dos principais objetivos para um padrão global é a escolha de uma tecnologia de comunicação comum a todos para o layer do link físico e link de dados.