Dezenas de peritos criminais e funcionários do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim/MA) e do Instituto de Identificação (Ident/MA) participam, durante esta semana, de treinamento especifico em manuseio e análise de nova ferramenta tecnológica para identificação de impressões digitais.
Trata-se do sistema operacional AFIS, sigla em inglês para Sistema Automático de Busca de Impressões Digitais. O programa é importado dos Estados Unidos em parceria com a então American Bank Note, atual VALID. O Sistema permite a aplicação da ciência da Papiloscopia, que trata da identificação humana através das papilas dérmicas existentes nas extremidades dos dedos.
Com a nova ferramenta, os peritos criminais podem realizar a análise e reconhecimento de impressões digitais visíveis e latentes com maior rapidez auxiliando nos processos de investigação policial.
As impressões latentes são aquelas retiradas pelos peritos em local de crime e que não podem ser vistas a olho nu. Após o colhimento da impressão na localidade, os peritos fazem o tratamento do material no Icrim e com a utilização da nova ferramenta tecnológica faz a verificação e comparativo com as impressões contidas no banco de dados criminais da Polícia.
De acordo com o Instituto de Criminalística, existem 220 mil impressões na base de dados criminais do Estado. Com o uso do programa AFIS, o rastreamento da impressão digital nesse banco de dados é feito em minutos, podendo assim, identificar um possível suspeito de um crime.
A implantação desta ferramenta possibilita um salto de eficiência e qualidade no trabalho desenvolvido pela Polícia Civil, afirma o Superintendente de Polícia Técnica-Cientifica, Cássio Marques Freitas.
De acordo com a perita criminal do Instituto de Identificação do Maranhão, Daniela Maria Batista, além de agilizar as investigações policiais identificando um potencial suspeito de um crime, a ferramenta disponibiliza ainda meios comparativos ágeis para analisar precisamente a impressão estudada e todos os seus fragmentos.
O Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim/MA) e o Instituto de Identificação (Ident/MA) são órgãos da Superintendência de Polícia Técnica-Científica da Polícia Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP).