Soluti apoia palestra sobre ECF no CRC-GO

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), a Soluti Certificação Digital e a Faculdade Alfa, se uniram para promover no dia 05 de agosto uma palestra voltada para a Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Tema tratado com afinco pelo CRC-GO em Goiânia e cidades do interior, dessa vez volta para a capital com a ministração da palestra do especialista em Controladoria e Finanças, Pablo Pereira Neves.
 
A ECF é uma obrigação acessória que substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014, com entrega prevista para o mês de setembro de 2015. A nova regra consta na Instrução Normativa da Receita Federal nº 1.524.
 
Para o CEO da Soluti Certificação Digital, Michel Medeiros a novidade vem impactando a rotina das organizações e exige profundas adaptações. “Bons softwares de gestão, alinhamento entre as áreas contábil e de Tecnologia da Informação, qualidade e consistência dos dados, de acordo com o líder setorial, são fundamentais”, afirma.
 
Por meio da ECF são declaradas todas as ações que influenciam na base de cálculo e o valor devido ao Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL. As pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional ficam desobrigadas de transmitir a ECF.
 
O CEO Michel Medeiros, conta que esse ano será o primeiro em que a DIPJ não será mais exigida, e que a ECF contém mais informações que a atual DIPJ. “Mais desafio e mais trabalho para os já atribulados profissionais que atuam na área. Uma das obrigações mais importantes e completas que a empresa entrega ao Fisco, por isso, a importância do livro ser assinado pelo melhor Certificado Digital”.
 

A novidade da palestra é a dispensa do envio da ECF por empresas inativas, imunes ou isentas e órgãos públicos que não tenham sido obrigadas à apresentação da Escrituração Fiscal Digital – EFD da Contribuição para PIS/Pasep, Cofins e Contribuição Previdenciária sobre a receita, em relação aos fatos ocorridos no ano-base.