Solução de M2M da Gemalto ajuda a fornecer energia verde a comunidades remotas sem eletricidade

 A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO), líder mundial em segurança digital, vai fornecer conectividade M2M ao SOLARKIOSK, uma estação de energia solar a bordo de um veículo automotor que contém uma cabine recoberta por painéis fotovoltaicos, os quais geram energia sustentável em áreas que não dispõem de infraestrutura ou instalações elétricas convencionais. Os módulos Cinterion da Gemalto oferecem conectividade M2M para alimentar um roteador móvel, fornecido pela INSYS icom, que permite monitorar a condição dos painéis fotovoltaicos do SOLARKIOSK e acompanhar a produção e o consumo de energia em uma interface web.

 
Os SOLARKIOSKs trazem entradas e portas adaptadas a eletrodomésticos, dispositivos e um amplo leque de sistemas, sendo que cada um deles gera eletricidade suficiente para operar o roteador celular e recarregar 220 telefones celulares em um único dia – sendo até 80 deles ao mesmo tempo.
 
A solução M2M fornecida pela Gemalto e pela INSYS icom monitora e gerencia os painéis solares em um regime 24/7, acompanhando a entrada e a saída de energia de maneira a proporcionar um sistema de fornecimento de energia confiável para os usuários finais e relatando automaticamente possíveis problemas.
 
Os SOLARKIOSKs produzem energia sustentável para uma variedade de serviços, incluindo armazenamento refrigerado de medicamentos e de produtos de consumo. Ao trazer esses benefícios a comunidades remotas, os SOLARKIOSKs vão potencialmente transformar a vida de milhões de pessoas que habitam as zonas rurais de países em desenvolvimento. Já existem projetos em operação na Etiópia, Botsuana e Quênia, fornecendo energia e acesso à informação, particularmente para a educação, e criando um centro social para as comunidades locais.
 
“Um dos maiores desafios da comunicação M2M é operar apropriadamente em ambientes extremos, como o calor intenso do deserto africano ou a altíssima umidade de uma floresta tropical sul-americana”, informa Michael Gartz, diretor de vendas e marketing da INSYS icom. “A tecnologia reforçada da INSYS icom e da Gemalto é idealmente adaptada às áreas que não estão conectadas a uma rede elétrica, como as zonas rurais e remotas dos países em desenvolvimento e as regiões afetadas por desastres. Estima-se que 1,5 bilhões de pessoas em todo o mundo vivem nessas regiões, sendo 600 milhões somente na África; o SOLARKIOSK estará à disposição para ajudá-las.”
 
“Em muitas partes do mundo, é difícil instalar estruturas de energia tradicionais e sua manutenção logo se torna demasiado cara”, acrescenta Thomas Steffen, gerente regional do M2M na Gemalto. “Com o SOLARKIOSK, esperamos assumir um papel social na resolução dessas questões que envolvem a tecnologia a serviço da humanidade, quaisquer que sejam as limitações geográficas.”