Solução de gerenciamento automático de fronteiras da Gemalto em funcionamento no aeroporto de Oslo,

 A Gemalto, líder mundial em segurança digital, anuncia que está equipando a Diretoria da Policia Nacional da Noruega com sua solução Coesys eBorder, um sistema de autoatendimento no controle de fronteiras que aproveita o uso de documentos de viagem de segurança eletrônica no Aeroporto de Gardermoen, em Oslo. Baseada em tecnologia sofisticada de verificação automática de passaportes e reconhecimento facial, a solução oferece uma passagem mais rápida pelo aeroporto mais movimentado da Noruega aos cidadãos noruegueses que chegam de países não signatários do Acordo de Schengen.

 
O eGate, um sistema de pronto cruzamento de fronteiras projetado para acelerar o processo de liberação na imigração, possui verificação de duplo estágio, altamente segura. No primeiro passo, o passaporte é autenticado e, caso aprovado, o viajante pode se dirigir a um segundo portão para reconhecimento facial automático. O passageiro pode continuar sua viagem quando o sistema confirmar que a imagem coincide com a foto eletrônica armazenada de forma segura no passaporte eletrônico.
 
 Para garantir proteção absoluta a informações confidenciais, nenhum dado pessoal é armazenado no sistema eGate em si. Além disso, o sistema é monitorado continuamente por um guarda de controle de fronteira, que pode intervir manualmente no processo em qualquer momento. Ao permitir que os passageiros noruegueses confirmem suas identidades por si próprios com seus passaportes eletrônicos, as soluções Coesys eBorder reduzem o tempo gasto em filas e tornam a viagem mais agradável, sem comprometer a segurança. Também permitem que as autoridades de controle de fronteira utilizem seus recursos de forma mais eficiente dentro do aeroporto.
 
O Aeroporto Gardermoen de Oslo recebe mais de 20 milhões de passageiros por ano e, por isso, é essencial garantir um cruzamento de fronteira tranquilo. O serviço é uma extensão natural do programa de passaporte eletrônico já confiado à Gemalto em 2010. O lançamento da nova solução eGates vai ajudar a eliminar os gargalos em pontos de controle de passaporte e a manter, ao mesmo tempo, as fronteiras seguras e protegidas.
 
"Este projeto de autoatendimento no controle de fronteiras é um grande passo em direção à iniciativa “Smart Borders” da União Europeia (UE), cujo objetivo é permitir um cruzamento rápido e tranquilo de fronteira para os cidadãos que viajam frequentemente para a UE", afirmou o vice-presidente sênior de Programas de Governança da Gemalto, Tommi Nordberg. "Todos os anos, mais de 700 milhões de cidadãos europeus cruzam as fronteiras externas da UE e, em 2030, este numero terá quase duplicado 1. A Gemalto se orgulha em facilitar ao máximo a viagem à Europa tanto de turistas quanto daqueles que vêm a negócios".