Um dos caminhos para não perder o controle dos negócios e manter a saúde financeira das empresas em dia é ter o máximo de informações possível sobre o cliente antes de fechar um negócio. Em época de crédito farto na praça, o empresário deve evitar ficar vulnerável. Para isso, precisa buscar ferramentas que auxiliem a sua gestão. Foi pensando nisso que a Serasa Experian desenvolveu o "Gerencie", ferramenta que permite maior controle da carteira de clientes das empresas.
A proposta do "Gerencie" é que os empresários acompanhem de forma estratégica e dinâmica o comportamento de seus clientes, o que contribui para o aumento da competitividade e a diminuição de riscos de um negócio. "Se há uma empresa devedora, o programa detecta no banco de dados da Serasa Experian, por exemplo. Com isso, o empreendedor tem muito mais segurança ao fechar uma venda, pois ele passa a conhecer a real situação financeira do cliente", diz Ingrid Luiggi, gerente do Gerencie Carteira Serasa Experian.
Para fazer um bom gerenciamento de carteira é preciso ter acesso a informações de clientes, seja pessoa física ou pessoa jurídica, considerando risco de crédito, comportamento no mercado, informações cadastrais, informações para cobrança e para detecção de inconsistências, por exemplo. Com o "Gerencie", os empresários recebem diariamente, via e-mail, dados sobre qualquer mudança cadastral de clientes, como pendências financeiras, alteração da situação do CPF, mudança de endereço ou de renda, proporcionando o monitoramento do perfil de todas as vendas.
Com as informações do "Gerencie", o empresário poderá tomar ações antecipadas pelo setor de crédito e cobrança, redefinir políticas de crédito específicas a segmentos de maior risco e também dar apoio à área comercial no direcionamento de vendas, promovendo redução no custo e otimização dos negócios.