Um estudo realizado pela Serasa Experian revelou que a adoção de soluções antifraude conseguiria aumentar em até 65% a detecção de tentativas de golpes envolvendo consumidores no segmento de financiamento de veículos no Brasil, o que representa uma perda evitada de R$ 290 milhões em bases anuais.
O valor pode chegar a R$ 380 milhões, se as informações forem compartilhadas entre as instituições do segmento. Para realizar esse estudo, o órgão analisou uma amostra que representa 35% do segmento.
Segundo levantamento do Banco Central e da Associação Nacional das Empresas Financeira das Montadoras (ANEF), o volume de novos financiamentos de veículos chegou a R$ 117,6 bilhões, em 2010. O percentual médio de perdas com fraude é de 0,5%, o que representa R$ 588 milhões ao ano.
A solução antifraude adotada para essa análise foi o “Hunter”, um produto criado na Inglaterra e que há 20 anos é utilizado por empresas de vários países para diminuir o número de fraudes de subscrição em suas carteiras. No Brasil, o Hunter foi lançado pela Serasa como uma espécie de vacina preventiva contra esse tipo de golpe.