Site criptografado: 6 motivos para proteger seu e-commerce

Em ascensão como um dos mais rentáveis modelos de negócios do mundo, o e-commerce vem se tornando um mar de possibilidades para muitos empreendedores e cidadãos comuns. Entretanto, o mundo do varejo online também é um dos mais frequentes alvos de cibercriminosos, o que torna crucial a necessidade de ter um site criptografado, de forma a manter os negócios à salvo de crackers.
 
São diversificados os recorrentes ataques e tentativas de roubo de dados a lojas virtuais, e em um ambiente digital onde torna-se cada vez mais complicado diferenciar um site legítimo de um falso, uma das mais efetivas contramedidas tem sido a implementação da criptografia e dos certificados de segurança.
 
Confira agora cinco motivos para adotar mecanismos de segurança para proteger os dados do seu e-commerce.
 
1 – Um certificado SSL inspira confiança em quem quer comprar com você
 
Se você tem boa memória, provavelmente vai lembrar que muitas vezes em que você efetuou alguma compra online foi possível observar, lá na barra de endereços do site, o ícone de um pequeno cadeado e a barra de tarefas destacada na cor verde, além da palavra ‘HTTPS’ posicionada antes do famoso ‘WWW’.
 
Se isso lhe inspirou confiança, saiba que não foi por acaso: a palavra ‘HTTPS’ é o nome de uma famosa implementação do protocolo HTTP, a qual acrescenta uma camada de segurança sobre este, indicando que o site é homologado por alguma agência certificadora, possuindo então um certificado de criptografia SSL. Ou seja, o site é seguro.
 
Estas credenciais atestam que seu e-commerce é seguro e são fatores-chave que o cliente levará em conta na hora de decidir se comprar com você realmente é seguro.
 
2 – A criptografia confere proteção avançada aos seus dados
 
Não se limitando somente a um enfeite no topo do seu site, um mecanismo de criptografia realmente protege os seus dados. Sendo o mais avançado método de proteção a dados existente até então, a criptografia cifra os dados tanto do cliente quanto do servidor destino responsável pela conexão, conferindo-lhes chaves de segurança, sendo estes os únicos elementos capazes de decifrar os dados.
 
O resultado deste processo é a proteção total dos dados, assegurando que as informações em tramitação sob a tutela deste protocolo não possam ser visualizadas por nenhum terceiro, ou seja, um cibercriminoso. Embora sites como blogs usem o método, é muito mais comum encontrá-lo em e-commerces e internet bankings.
 
3 – Certificação digital é requisito para quem quer vender online
 
Ok, entendemos que certas medidas burocráticas aferidas aos e-commerces são, em alguns casos, desnecessárias e antagônicas aos princípios da agilidade nos processos, entretanto, uma certificação digital não entra nessa categoria.
 
Sendo uma das primeiras medidas exigidas a quem quer utilizar métodos de pagamento online, uma certificação SSL é muito mais do que simplesmente uma medida a ser cumprida, pois ela protege os seus dados, confere segurança aos clientes, além de outros benefícios. Desta forma, utilizá-la não se trata somente de burocracia, mas sim de pré-requisito para quem quer se aventurar no varejo online.
 
4 – Um certificado de criptografia SSL é mais barato do que você imagina
 
Se você está pensando que adquirir um certificado digital vai lhe custar montanhas de dinheiro, saiba que a realidade é bem outra: a grande maioria dos e-commerces consegue pagar a licença sem nem sentir o peso no orçamento.
 
Existem diversas autoridades certificadoras, cujos valores anuais das certificações variam desde R$ 125 e podendo atingir o patamar dos R$ 3.000. Estes valores representam uma pequena porcentagem do que muitos e-commerces faturam em um único dia.
 
Independentemente de qual solução você utilize, os prejuízos que a ausência de uma certificação pode acarretar extrapolam consideravelmente o valor de seu custo, evidenciando ainda mais o quão vantajoso é para o lojista certificar o seu e-commerce.
 
5 – As credenciais de segurança podem aumentar o seu faturamento
 
São diversos os fatores que o cliente leva em conta na hora de decidir com quem vai comprar um determinado produto: preço , valor do frete, formas de pagamento e tempo de entrega são alguns deles, no entanto, o maior fator negativo que pode pesar sobre suas vendas é a dúvida.
 
Por mais em conta que sejam os seus valores e por mais rápida que seja a sua entrega, estes prós simplesmente são anulados frente à duvida do cliente sobre se o seu site é seguro ou não, e se ele realmente vai receber o produto que está comprando.
 
Pesquisas apontam que a falta de segurança nos sites é o fator que mais impede a conclusão de vendas, representando quase 60% dos entrevistados em uma recente pesquisa ministrada pela MasterCard. Segurança é a melhor amiga das conversões.
 
6 – A segurança do seu site confere credibilidade à sua empresa
 
Que atire a primeira pedra quem nunca postou em um site especializado, blog ou em algum grupo do Facebook a frase “É seguro comprar no site tal?”. Pesquisas conduzidas pelo SPC Brasil e pela empresa de pesquisa TNS Research International apontam que cerca de 90% dos internautas realizam pesquisas antes de efetuar uma compra, dos quais 50% costumam mudar de opinião frente a uma avaliação negativa.
 
As redes sociais, mensagens privadas, blogs especializados e sites em geral estão lotados de comentários do tipo, fazendo jus ao ditado de que o boca a boca é a melhor propaganda. Se um consumidor que sabe que o seu site é seguro publicar isso na internet, é grande a possibilidade de que centenas de outros leiam esse comentário e, por conseguinte, comprem com você.
 
O e-commerce provê imensas possibilidades aos empreendedores e não é incomum encontrar pessoas experientes no ramo que querem ser autoridade no segmento de produtos ou serviços que oferecem, cheias de garra, planejamento e pretensões de crescimento e expansão a longo prazo.
 
Oferecer segurança de compra aos clientes é a base sob a qual você vai esculpir a credibilidade e impacto da sua empresa sobre os consumidores, portanto, optar por um site criptografado é o começo de tudo, sendo o ponto de partida para implementar na sua loja virtual todos aqueles planos que você mensura a curto e longo prazos.