O sistema de visitas à penitenciários em Minas Gerais passará a ser o mais moderno do Brasil. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) se prepara para implantar o sistema de biometria para combater irregularidades nas visitas. Serão investidos no total, R$280 mil para a implantação do sistema biométrico.
Por meio da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), familiares, e advogados dos detentos estão sendo cadastrados dentro do novo sistema. A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB/MG), ainda vê com receio a modernização do sistema. De acordo com o residente da Comissão de Assuntos Penitenciários, Adilson Rocha, deve-se ter uma atenção especial para como esses dados serão recolhidos.
Como funciona
No novo sistema, todas as informações do preso serão informatizadas e vinculadas à sua impressão digital. Esses dados serão usados quando o preso precisar se locomover nas alas dentro das unidades prisionais, apresentando assim sua digital.
Para familiares, deverão apresentar suas digitais ao entrar nas unidades e ao sair, para evitar a troca de pessoas para a fuga de detentos.
Cerca de 80% dessas pessoas já foram cadastradas, e a previsão é que até o fim de 2011, todas as visitas dos 49 mil presos do Estado, este trabalho já esteja concluído.