As escolas municipais de Santos terão, a partir do próximo ano, sistema de biometria para monitorar a presença dos alunos nas salas de aula do Ensino Fundamental. Além de controlar a frequência dos estudantes, o novo sistema comunicará, em até 1h30, a ausência das crianças aos responsáveis por mensagem de texto no celular.
Em janeiro, o novo método começa a funcionar nas Unidades Municipais de Ensino (UME) Walderi de Almeida (no bairro Jardim Santa Maria), Prefeito Esmeraldo Tarquínio (Bom Retiro), Maria Luiza Alonso e Silva (Ponta da Praia) e Olavo Bilac (Campo Grande).
A iniciativa é da Secretaria de Gestão (Seges), por meio do Departamento de Tecnologia e Informação (Detic), que já está capacitando os funcionários das unidades que receberão no início do próximo ano as máquinas de biometria.
De acordo com a Prefeitura, o sistema tratá benefícios ainda às merendeiras das escolas, que saberão de forma rápida a quantidade de alunos presentes para realizar o preparo das refeições, evitando o desperdício.
Até o fim de 2014, a Prefeitura promete implantar o novo método de marcação de presenças em 30 outras escolas da Cidade. As escolas restantes, basicamente as unidades da Área Continental, contarão com a novidade em 2015.