Com o auxílio de uma pequena câmera instalada nos equipamentos de leitura de cartões, os 385 ônibus de São José dos Campos passam agora a contar com a biometria -reconhecimento facial-. O sistema, que teve início nesta semana, vai ajudar a prefeitura a evitar possíveis fraudes no transporte público, como por exemplo, roubos e a utilização inadequada do cartão.
Segundo a Secretaria de Transportes, São José possui cerca de 39 mil pessoas beneficiadas nas isenções das tarifas, sendo estudantes, idosos e portadores de deficiências. Com o modelo de biometria nos coletivos, o sistema identificará as pessoas que recebem o benefício. Com a aproximação do passageiro da catraca, a câmera biométrica capta em pouco tempo três imagens, com base na geometria do rosto.
Após este processo e armazenamento das imagens, os dados são transmitidos por rede sem fio para a central do Consórcio 123, que compara as informações já cadastradas.
Bloqueio
Nos casos em que são identificadas as irregularidades, o cartão é suspenso no prazo de 30 dias. Para o desbloqueio, o usuário precisa ir até o Consórcio 123 para regularizar a situação.
Já os passageiros que tiverem os cartões roubados ou perderam, devem entrar em contato pelo telefone 156 ou 0800-7727730 para comunicar o desvio. De acordo com a Secretaria de Transportes, a média de viagens dos passageiros com benefícios ultrapassa os 2 milhões por mês.
Tecnologia
A biometria facial é considerada um dos métodos mais seguros de identificação. O sistema consegue se ajustar às variações de idade, a um novo estilo de cabelo, óculos ou alterações de iluminação temporária.