A versatilidade inerente de química de poliuretano tem ajudado a tornar o material de escolha de produtos inovadores em diversos mercados ao longo de décadas. Como um dos principais fabricantes de materiais de poliuretano-primas e sistemas de poliuretano, a Bayer MaterialScience LLC permanece na vanguarda, refinando formulações e avançando novos processos que ajudam os clientes a resolver os seus materiais e desafios de design. A evolução contínua de Baypreg Bayer sistema de poliuretano de dois componentes ® exemplifica liderança da Bayer nesta área.
Baypreg Bayer sistema de poliuretano de dois componentes foi originalmente desenvolvida em meados da década de 1990, como um material para uso no automóvel toldos, devido às suas propriedades de retenção de rigidez e de peso leve, a temperaturas elevadas geradas em interiores de automóveis pela luz solar. Materiais existentes no mercado naquela época eram muito pesados e não tinham um nível bastante alto de estabilidade térmica.
Ao longo do tempo, a tecnologia e de processamento do sistema Baypreg evoluíram. No processo original, um tapete de fibra natural foi pulverizado com uma resina de poliuretano e moldadas para formar uma estrutura de camada única.
Hoje em dia, o sistema é processado através da criação de uma estrutura em sanduíche, em que os núcleos de favo de mel de papel, termoplásticos (favos, espumas rígidas e poliestireno expandido, etc) são prensadas entre esteiras de fibra de vidro. A sanduíche é pulverizado a partir de ambos os lados com o sistema Baypreg de dois componentes. A baixa viscosidade da mistura de poliuretano assegura que as esteiras são completamente molhada com a resina. Em seguida, o composto é colocado num molde, em que é moldado por compressão. O sistema de poliuretano, em seguida, reage e liga-se os componentes em conjunto.
"Algumas das mais recentes versões do sistema Baypreg foram formuladas para permitir tempos de moldes mais abertos, enquanto diminui o tempo de desmoldagem. Este aprimoramento do sistema, juntamente com o aumento da facilidade de utilização, pode levar a uma maior produtividade e menores taxas de sucata, que por sua vez poupa dinheiro produtores ", de acordo com Mike Super, gerente de desenvolvimento de negócios para a RIM e Compósitos, a Bayer MaterialScience LLC.
Esta maior eficiência permitiu que os fornecedores de automóveis para considerar o sistema Baypreg para programas em intervalos de até 100.000 a 300.000 peça constrói por ano, Super diz.
A capacidade de produção de uma peça, que combina o peso leve de um núcleo de favo de mel com as propriedades de alta resistência de uma película de poliuretano reforçado a fibra, muito elevada rigidez à flexão e excelentes propriedades térmicas é atraente para os fabricantes procuram uma alternativa mais leve ao acrilonitrilo-butadieno-estireno (ABS), polipropileno, o composto de moldagem por folha (SMC) ou de produtos de madeira.
Outra vantagem com o sistema Baypreg é que ela não contém estireno.
Além disso, um certo grau de bio-renovável de matéria-prima tem sido utilizado para formular o sistema Baypreg. A maioria dos componentes feitos com o intervalo Baypreg sistema hoje 15-30 por cento de conteúdo de bio-renováveis. No entanto, dependendo de um certo número de variáveis, incluindo a escolha do sistema de Baypreg, o material do núcleo, esteiras de vidro e da espessura da peça, os componentes formados usando um sistema Baypreg pode alcançar um teor de bio-renovável de até 40 por cento, o que é importante para OEMs busca de alternativas ambientalmente mais amigável.
As mais recentes formulações incorporar maior quantidade de bio-renovável conteúdo do que nunca. Além disso, a maioria das peças formadas a partir do sistema Baypreg utilizar um papel de núcleo em favo de mel, que pode ser até 90 por cento de bio-renováveis, depende como as peças são fabricadas.
Igualando o núcleo e materiais de revestimento podem conduzir a uma parte finalizado com a combinação certa de peso e rigidez necessárias para uma aplicação particular. Esta personalização permite a utilização do sistema de Baypreg em uma ampla gama de aplicações. Assim, a partir de sua aplicação inicial como um material para o setor automotivo toldos, o sistema Baypreg foi projetado em uma série de outras aplicações, incluindo painéis de portas de automóveis, pisos e coberturas de carga de pneus de reposição, bem como em leves, mesas empilháveis para lanchonetes ou palestras salões, e componentes de aviação.
Um mercado emergente de sistemas de poliuretano Baypreg é o setor ferroviário. Um compartimento do motor feito com o sistema oferece Baypreg fabricantes trem um componente que é 35 por cento mais leve e 30 por cento menos dispendiosa do que a sua contraparte de aço e de alumínio. Uma parte protótipo foi recentemente homenageado com o Prêmio Inovação 2012 JEC. Nas instalações da Bayer protótipo em Pittsburgh, os fabricantes podem ver os produtos em primeira mão acabados, incluindo piso de carga, peças automotivas de veículos de recreio e mobiliário de escritório leve, feito com o sistema de poliuretano Baypreg.
"O interesse em compósitos tecnologias é crescente, uma vez que mercados como os setores automotivo e ferroviário têm implementado em curso de redução de peso programas. Uso de Advanced Composites tecnologias está ajudando os fabricantes a alcançar suas metas de leveza. Sistema da Bayer poliuretano Baypreg proporciona tanto um material leve, bem como um com propriedades personalizáveis, dependendo das combinações de reforçar esteiras e núcleos ", diz Super.
De acordo com a contínua inovação da Bayer, a evolução do sistema Baypreg continuará, ampliando ainda mais o uso deste sistema versátil de. Se o fizer, vai ajudar a satisfazer as necessidades dos clientes da Bayer não só hoje, mas no futuro.