Sistema biométrico será ampliado

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul, Marco Aurélio dos Santos Caminha, empossado na última sexta-feira, fará sua gestão num período de “entressafra” eleitoral. Mas, apesar de o seu mandato não coincidir com o próximo pleito, o desembargador auxiliará no preparo do terreno para as eleições municipais de 2012.

Caberá a Caminha, à frente do TRE até maio do ano que vem, acompanhar mais uma fase do processo de cadastramento biométrico. É possível que ainda no segundo semestre deste ano mais eleitores gaúchos passem pela atualização cadastral, para votação através do sistema de identificação digital.

A primeira experiência de cadastramento e de votação pelo sistema biométrico no Rio Grande do Sul foi muito bem-sucedida. O método foi testado, no ano passado, em Canoas, maior zona eleitoral do Brasil das que implementaram a nova tecnologia em 2010. A nova etapa do sistema biométrico depende agora da liberação de recursos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).