O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) está aumentando a carteira de clientes dos serviços de TI. A autarquia foi contratada pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem) e a Defensoria Pública Estadual (DPE-ES) para a emissão de certificados digitais (identidade eletrônica de pessoas ou instituições para atividades online com validade jurídica).
Neste ano, o Prodest já foi contratado para fornecer assinaturas digitais pela Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees), pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Aderes). No mês passado, o vice-governador Givaldo Vieira também aderiu aos serviços de certificação digital da autarquia.
A prioridade na restituição do Imposto de Renda e a segurança nas mensagens de e-mail com integridade e sigilo são algumas das principais vantagens do certificado digital. O recurso ainda propicia assinar documentos digitais, emitir certidões e notas fiscais eletrônicas, enviar petições online, acompanhar processos tributários e gerar procurações eletrônicas.
Em 2012, o Prodest iniciou a emissão de certificados digitais para os órgãos estaduais e demais usuários. Para utilizar esse serviço, os interessados podem acessar os sites www.certificacaodigital.es.gov.br e www.prodest.es.gov.br – banner Prodest Autoridade Certificadora.
A autarquia oferece aos clientes as seguintes modalidades de certificados digitais: e-CPF (identifica uma pessoa física na Internet); e-CNPJ (identifica eletronicamente uma empresa); Servidor (garante credibilidade e autenticidade a um site); e Assinatura de Código (permite que uma empresa assine programas e códigos a serem distribuídos pela Internet).