Serviço oferecido pela Associação Comercial facilita declaração do IR

 Uma das novidades na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2014 é o pré-preenchimento automático para quem possui o certificado digital e-CPF, uma versão digital do documento disponível aos interessados em fazer transações no ambiente virtual com segurança. Com o serviço, o contribuinte que detenha uma procuração eletrônica registrada na Receita consegue acelerar o preenchimento e, ainda, fazer o acompanhamento do processamento da declaração. Segundo a Receita Federal um milhão de pessoas possuíam certificação digital no ano passado.

 
Na capital, os contribuintes encontram o serviço no site da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (www.acicg.com.br), que possui a representação da Certisign, Autoridade Certificadora líder do segmento. Associados da entidade ainda contam com valores reduzidos em comparação ao mercado. Ao adquirir o e-CPF, o cliente ainda receberá gratuitamente uma licença de um ano do antivírus Norton Internet Security, proveniente de mais uma parceria firmada com a Symantec.
 
Além da entrega do IRPF, o documento eletrônico também pode ser considerado um investimento, já que tem diversas aplicações. "O Certificado Digital é um facilitador na rotina de pessoas físicas e jurídicas. São inúmeras as vantagens. Entre elas está a possibilidade de assinar digitalmente documentos eletrônicos. É rápido, prático e dispensa o uso do papel, a necessidade de deslocamentos para o envio do documento e custos com autenticações. Você resolve todo o processo com apenas alguns cliques no meio eletrônico", explicou Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.
 
O pré-preenchimento contempla todo tipo de declaração. Não será possível obter o preenchimento facilitado se o contribuinte não tenha declarado no ano anterior; esteja em malha fina ou sofrido alteração pela malha; caso alguma fonte pagadora do usuário esteja em lista suspeita, entre outras especificidades.
 
Conforme publicado no Diário Oficial da União, as declarações do IRPF 2014 devem ser entregues até 30 de abril.