Nesta quarta-feira (27), foi lançada a solução Serasa Experian para o Transporte Rodoviário de Carga. O lançamento ocorreu durante o workshop promovido pela empresa sobre CT-e, documento que corresponde à nota fiscal eletrônica do frete, a ser substituída gradualmente pelo CT-e partir de dezembro.
“Esse é um projeto de benefícios para todo mundo”, afirmou no workshop o líder do Projeto CT-e da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Clóvis Antônio de Souza. Clóvis ressaltou que o CT-e vai permitir às empresas economizar “na aquisição, na impressão e no gerenciamento de papel”.
A solução Serasa Experian para o Transporte Rodoviário de Carga será responsável por gerar, fazer a gestão e armazenar o CT-e, sem a necessidade de implantação de programas na base das empresas de transporte. O controle será feito pelo portal de Documentos Fiscais Eletrônicos da Serasa Experian e não acarreta investimentos na compra de licenças ou softwares. A ferramenta ainda vai auxiliar as empresas a prospectar e recuperar clientes, desenvolver políticas de concessão de crédito e cobrança, possibilitando redução na inadimplência e aumento da margem de lucro de cada frete.
O CT-e é um registro de existência exclusivamente digital, com o intuito de documentar uma prestação de serviço de transporte, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digitalizada do emitente e a autorização de uso fornecida pela administração tributária do domicílio do contribuinte. “Este trâmite eletrônico dá mais segurança, integridade e confiabilidade às informações, além de tornar mais ágil o processo”, informa o gerente de soluções para documentos fiscais eletrônicos da Serasa Experian, Paulo Gabech, que também palestrou no evento. O CT-e gera uma representação gráfica impressa simplificada, o Dacte (Documento Auxiliar do CT-e). “O Dacte não substitui o Conhecimento de Transporte Eletrônico”, explica Gabech, “ele é utilizado apenas como um comprovante que acompanha a mercadoria”.
A Serasa Experian já trabalha com empresas que realizam a emissão do CT-e. “A companhia está tecnologicamente preparada para auxiliar as transportadoras nessa nova etapa”, diz o gerente. Entre as vantagens extras da solução Serasa Experian destacadas pelo especialista está a comunicação direta com as Secretarias de Fazenda estaduais, a inclusão dos certificados digitais necessários, o envio automático do documento aos destinatários estipulados e o acompanhamento de eventuais mudanças legais.