Desenvolvido para ser uma solução de concessão de crédito prática e segura para as pequenas e médias empresas, a plataforma Decisor Serasa Experian se superou e tornou-se também “portátil”. Agora as decisões podem ser tomadas em qualquer hora e lugar, garantindo agilidade extra nas consultas, graças ao aplicativo O Decisor agora está disponível para iPad, iPhone e aparelhos com sistema operacional Android. O produto realiza a análise de crédito e apresenta a recomendação da operação, além de indicar a probabilidade de inadimplência do proponente analisado (CPF ou CNPJ) em apenas 3 segundos.
Trata-se da primeira plataforma mobile da Serasa Experian e mantém as características originais do produto, com informações sobre consumidores contidas no banco de dados Serasa Experian, o maior e mais completo da América Latina. “A mobilidade e tecnologia do Decisor nessa nova versão torna-o uma ferramenta feita sob medida para pequenas e médias empresas e útil também para clientes que praticam vendas porta a porta ou que precisam fechar negócios em tempo real e fora do ambiente da companhia”, argumenta o presidente de negócios de Decision Analytics da Serasa Experian, Marcelo Kekligian. “Em tempos de comércio aquecido com as vendas de Natal, um produto que indica – de maneira segura e onde quer que o consumidor esteja – se aquele crédito é ou não recomendado, traz um diferencial importante para aumentar e fidelizar a carteira, diminuindo riscos.”
As facilidades do Decisor são extensivas a sua comercialização: após contratar o produto via Central de Atendimento Serasa Experian, o aplicativo pode ser baixado em apenas alguns minutos nos sites da Apple Store e da Android Market.
Vantagens
O Decisor foi criado para não gerar custos operacionais de instalação ou impactos com o desenvolvimento de sistemas, sendo totalmente baseado na internet. A interface simples é uma das principais características do produto. Sua utilização depende de comandos autoexplicativos, que aparecem na tela quando acessado. Essa plataforma também foi desenhada para que o cliente possa definir, a cada análise, a política de crédito mais adequada para aquela consulta. Dessa forma, o usuário poderá escolher entre três políticas de concessão de crédito pré-estabelecidas, de acordo com o grau de risco de suas transações: mais restritivas – quando não pretende aceitar consumidores com cheques devolvidos na praça, por exemplo – ou mais moderadas – com a aprovação de pessoas que registrem uma ou duas ocorrências de inadimplência, por exemplo.
“O foco da plataforma é o cliente”, garante Kekligian. “O Decisor permite que ele agilize, automatize e padronize suas decisões de crédito, saindo na frente da concorrência.” Segundo o presidente de negócios, esse é um caminho mais assertivo para fidelizar o consumidor. O fato de não precisar provar idoneidade, apresentando uma série de documentos, também agrada o consumidor, enquanto estreita os laços dele com a empresa concessora de crédito.