Serasa Experian implanta primeira tecnologia no Chile

A empresa Normaliza BCI, do Chile, adquire tecnologia Serasa Experian que realiza a gestão e a operação de recuperação de crédito.  A eficácia da solução Tallyman já garantiu a recuperação de dívidas da ordem de US$ 2,5 bilhões em todo o mundo

A Serasa Experian fechou a primeira parceria para o uso da tecnologia Tallyman, sofisticado software que agiliza o processo de recuperação de crédito, reduz as perdas, melhora o fluxo de caixa, reduz provisionamento e recupera mais clientes. A solução já garantiu a recuperação de US$ 2,5 bilhões em cerca de 40 empresas em todo o mundo. A Normaliza BCI, subsidiária do Banco de Crédito e Inversiones SA (BCI), do Chile, será a primeira cliente da Serasa Experian na América do Sul.

A principal diferença do Tallyman para os serviços de recuperação de crédito hoje disponíveis no Brasil é que essa tecnologia, inédita no País, inclui a operacionalização de todo o processo de cobrança. O Tallyman permite segmentar de forma específica os clientes/consumidores de acordo com o perfil, determinando com precisão a prioridade de cobrança e as estratégias mais efetivas: carta, e-mail, MSN, telefone, agências de cobranas, entre outras. Assim, o relacionamento com os clientes que tiveram passagem pela cobrança pode ser aprimorado, abrindo futuras oportunidades de vendas para este público.

Por fim, por meio de relatórios, índices e gráficos, gerados em tempo real, é possível monitorar a eficiência do sistema, que está sendo operacionalizado pelo Tallyman, com indicadores de desempenho que subsidiam o planejamento e a implementação de contínuas melhorias no sistema de cobrança.

O aumento dos níveis de endividamento se apresenta como um desafio que a maioria das empresas é obrigada a enfrentar, já que é preciso lidar com volumes cada vez maiores e muitas vezes sem investimentos de TI ou recursos operacionais. O Tallyman automatiza a maior parte dos processos usuais da cobrança, recuperando o máximo de receita com o mínimo de intervenção manual. Como resultado, maior eficiência da recuperação do crédito do consumidor com menor custo.

“Não se pode padronizar o comportamento de inadimplentes”, diz Marcelo Kekligian, presidente da unidade de negócios Decision Analytics. “Muitas pessoas deixam de honrar suas dívidas porque não são contatadas de maneira eficaz. É importante ressaltar que, para uma parcela significativa da população, a reabilitação do crédito simplesmente não acontece porque não há abordagem direta.”

Segundo Kekligian, as organizações de crédito chilenas são reconhecidas pela preocupação em recolocar os clientes inadimplentes novamente nos processos de compra.

No mundo
A tecnologia Tallyman é líder de mercado na recuperação e cobrança de clientes. O produto controla com sucesso mais de 20 milhões de consumidores em todo o mundo. Na Alemanha, por exemplo, a BMW reduziu pela metade sua taxa de inadimplência após quatro meses de implementação da tecnologia. Já no Reino Unido, a ABN Amro registrou um aumento de 70% na produtividade da cobrança. Em ambas as empresas, o Tallyman conseguiu recuperar 25% dos consumidores que eram considerados casos sem solução.