A Campanha de Recuperação e Concessão de Crédito Natal 2011, lançada pela Serasa Experian em 26 de setembro, já beneficiou 1,8 milhão de consumidores em todo o Brasil. O número é cerca de 80% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. A iniciativa da Serasa Experian pretende, assim como em 2010, sensibilizar o maior número de empresas do país a aproveitar o período que antecede o Natal, data comemorativa mais expressiva para o comércio no Brasil, para promover a recuperação de crédito do consumidor. Este ano, a iniciativa visa também favorecer consumidores que não estão inadimplentes a tomar crédito e fazer negócio em condições mais favoráveis e evitando inadimplência futura. Parte da receita obtida pela campanha será revertida em favor de três organizações sociais.
"Alguns fatores explicam a boa notícia de que apesar da inadimplência do consumidor ter crescido cerca de 20% este ano, tivemos uma recuperação de crédito recorde. O primeiro diz respeito às empresas que estão mais sensíveis ao tema, promovendo a oportunidade do consumidor regularizar as suas dívidas em atraso. Este ano, o número de empresas participantes cresceu 69%. Outro aspecto importante se refere ao consumidor, que está mostrando mudança de comportamento. Já revela, por exemplo, que leva em conta os juros antes de fechar um financiamento. Esse é um sinal de que está mais consciente e já pode ser considerado um reflexo do movimento de educação financeira do brasileiro", aponta Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian.
Por meio da Campanha, a Serasa Experian oferece às empresas soluções de informação para a renegociação das dívidas em atraso do consumidor. A novidade este ano é a inclusão das soluções de concessão de crédito para, ao mesmo tempo, dar apoio a novos negócios, incentivando um novo ciclo de crédito mais saudável, tanto para as empresas quanto para os consumidores.
“O Natal é a melhor data do ano para o comércio. Para os consumidores, também é um período de desejos extras de consumo. Então é importante dar condições apropriadas de renegociação a quem está com dívidas em atraso, e permitir que consumidores façam novas compras para que seja um Natal mais feliz para todos”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian. “Nossa atuação é no sentido de favorecer essa renegociação”, completa Loureiro.
Com a inclusão das Soluções de Concessão de Crédito, a expectativa da Serasa Experian é ampliar o seu escopo de atuação na campanha. “Na campanha 2011, também estamos apoiando as empresas para que façam novos negócios com consumidores que não estão inadimplentes de acordo com o bolso de cada um”, afirma o presidente da Serasa Experian. “Crédito bem concedido previne inadimplência futura, o que significa a sustentabilidade do crédito. Até o momento, foram 6,9 milhões de consumidores que receberam ofertas diferenciadas”, salienta Ricardo Loureiro.
Em 2010, cerca de cinquenta empresas, a maioria grandes redes com endereços em todo o país, aderiram à Campanha Serasa Experian de Recuperação de Crédito. Ao todo, foram beneficiados 2,7 milhões de consumidores. “Quem vendeu, quer receber, quem está devendo, quer pagar. A Serasa Experian tem a tecnologia e as informações para que isso ocorra da forma mais vantajosa para as duas partes. Por isso a campanha alcança tanto êxito”, conclui Ricardo Loureiro.
As ONGs beneficiadas pela Campanha são o Núcleo Assistencial Irmão Alfredo, em São Paulo; a Obra do Berço, no Rio de Janeiro; e a creche Imaculada Conceição da Sociedade de São Vicente de Paulo, em Belo Horizonte, que juntas atendem a cerca de 750 crianças e jovens. Os clientes que participarem da campanha e as equipes de vendas poderão votar em uma ONG para ganhar o prêmio extra: uma Ceia de Natal.