A Serasa Experian concluiu, na última semana, a emissão dos certificados digitais ICP-Brasil para as carteiras funcionais dos promotores e procuradores de Justiça do Estado da Paraíba. As emissões são parte do projeto que encaminha para a implantação do sistema Aristóteles e MP Virtual no Ministério Público do Estado da Paraíba. O sistema MP Virtual consiste na informatização dos processos extrajudiciais, para tornar os trâmites mais eficientes e ágeis e o sistema Aristóteles para trâmite dos procedimentos administrativos da instituição.
Com suas carteiras funcionais com certificados digitais padrão ICP-Brasil, os promotores e procuradores de Justiça do Estado da Paraíba poderão acompanhar eletronicamente os processos em instâncias superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que atuam exclusivamente com processos eletrônicos.
“A certificação digital é uma tecnologia que está presente no nosso dia a dia há uma década e sua utilização tem se intensificado muito no âmbito do judiciário, justamente porque é imprescindível para o que chamamos de ‘desmaterialização’, eliminando papéis, arquivamento físico, ocupação de espaços e consequentemente proporcionando mais economia, agilidade, sustentabilidade e eficiência”, afirma o gerente Projetos de Identidade Digital Serasa Experian, Ricardo Francia.
O Diretor de Tecnologia da Informação do Ministério Público da Paraíba, Jefferson Ferreira Barbosa, acrescenta outro atributo muito relevante da certificação digital: “Haverá maior segurança em relação às tramitações de processos e requerimentos administrativos feitos por membros e servidores do MPPB”. O Departamento também promoverá treinamentos sobre o uso da certificação digital para membros e servidores para readequação das rotinas de trabalho, quando necessário.