Serasa Experian é uma das melhores empresas para profissionais com deficiência

A Serasa Experian foi eleita a segunda melhor empresa do II Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a consultoria i.Social. O anúncio foi feito no dia 9 de dezembro, pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.
 
A Serasa Experian concorreu ao prêmio com cerca de 60 empresas, públicas e privadas. A premiação tem como objetivo dar visibilidade às boas práticas relacionadas à inclusão profissional de pessoas com deficiência ao reconhecer e estimular as demais organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito à diversidade humana. A empresa inscreveu suas práticas de inclusão profissional para pessoas com deficiência nos cinco aspectos considerados pelo prêmio: acessibilidade, cultura organizacional, gestão de pessoas com deficiência, protagonismo, recrutamento e seleção.
 
“A Serasa Experian investe nas melhores práticas de mercado voltadas aos trabalhadores com algum tipo de deficiência há anos, essa preocupação faz parte da cultura da empresa”, diz o diretor de Desenvolvimento Humano da Serasa Experian, Guilherme Cavalieri. “A companhia propicia um ambiente de trabalho livre de discriminação e voltado à oferta de oportunidades iguais de trabalho entre os funcionários, prestadores de serviços e parceiros”, acrescenta Cavalieri.
 
Abaixo é possível conferir mais detalhes sobre as práticas que levaram a empresa a vencer o prêmio:
 
Acessibilidade
 
As quatro unidades da Serasa Experian em São Paulo possuem acessibilidade. O local conta com rampas, banheiros adaptados, portas e cancelas de passagem adequadas para usuários de cadeira de rodas. No térreo, há o piso “podotátil”, com texturas e relevos diferenciados para pessoas com deficiência visual. Todos os elevadores têm sintetizador de voz.
 
Desde 2008, a empresa dispõe de um Jardim Sensorial voltado especialmente às pessoas com deficiência visual. O jardim reúne vários tipos de plantas com diferentes cheiros e texturas.
 
A Serasa Experian também dispõe dos softwares leitores de tela e impressoras que imprimem em braile e alto-relevo com texturas diferenciadas para pessoas com deficiência visual. Além disso, a empresa disponibiliza intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para facilitar a comunicação com os surdos em reuniões, treinamentos e palestras.
 
Cultura Organizacional
 
A Serasa Experian possui a Política de Não Discriminação e Promoção da Diversidade. Ela Propicia um ambiente de trabalho livre de discriminação e voltado à oferta de oportunidades iguais de trabalho entre os funcionários, prestadores de serviços e parceiros. O normativo também informa o posicionamento da Serasa Experian em relação à promoção da Diversidade & Inclusão, aos programas existentes, regidos ou não pela legislação local, bem como à orientação de condutas não discriminatórias por parte dos seus funcionários. Parte fundamental dessa Política é o Programa de Inclusão, responsável pelas contratações e acompanhamento das pessoas com deficiência.
 
Gestão de Pessoas com Deficiência
 
A Serasa Experian acompanha de forma intensa a pessoa com deficiência nos seis primeiros meses de trabalho, contribuindo para sua integração e desenvolvimento profissional. A tutoria e os plantões acontecem de forma ativa e preventiva, incentivando e acelerando o processo de autodesenvolvimento profissional, mitigando riscos de desligamento e contribuindo para o alinhamento da cultura inclusiva e humanista da Serasa Experian. Os resultados são surpreendentes, destacando a Avaliação de Performance, na qual os deficientes possuem desempenho superior à média da empresa.
 
Protagonismo
 
Em 2012, no 26º Fórum de Empregabilidade Serasa Experian, que contou com a participação de várias empresas e da Organização Mundial do Trabalho (OIT), nasceu a Rede Empresarial de Inclusão Social. Desde então, cerca de 70 empresas brasileiras se reúnem periodicamente para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio do compartilhamento de conhecimentos e identificação de boas práticas, da articulação de contatos, parcerias e projetos para o desenvolvimento de produtos e serviços conjuntos visando a qualificação profissional e a facilitação da contratação e retenção.
 
Recrutamento & Seleção
 
Todo processo de recrutamento e seleção que envolve pessoas com deficiências é acompanhado pela área de Diversidade & Inclusão da Serasa Experian, assegurando a conduta correta e a inclusão de acordo com a política da empresa.
 
Isso garante maior assertividade, retenção e adaptação do novo funcionário na empresa e equipe. O perfil e as atividades do candidato são cuidadosamente avaliados, assim como a adaptação do ambiente e a sensibilização da equipe que receberá o deficiente. Esse processo resulta em baixo turn over e muita confiança dos líderes em absorverem pessoas com deficiência em suas equipes.