Serasa Experian é a 4ª empresa mais inovadora do país no setor de serviços

Iniciativas inovadoras da Serasa Experian garantiram a conquista do quarto lugar do Ranking Anuário Inovação Brasil 2016 na categoria serviços. O prêmio, criado pelo jornal Valor Econômico e pela consultoria Strategy& (anterior Booz & Company), tem como objetivo analisar as ações em inovação das empresas de forma aprofundada, desde a criação de novos produtos até os novos processos. A premiação aconteceu dia 18 de julho, na Casa Petra, em São Paulo. 
 
Esta é a segunda vez que a Serasa Experian aparece entre as quatro empresas mais inovadores do setor de serviços do país. Na edição 2015, quando surgiu o Ranking, a Serasa Experian também garantiu a quarta colocação e, na época, o presidente José Luiz Rossi, anunciou um dos projetos que foram efetivados ainda no ano passado: o Datalab, o terceiro laboratório de inovação da Experian no mundo (Londres, na Inglaterra, e San Diego, nos EUA, possuem as outras matrizes).
 
Os Datalabs da Experian proporcionam um ambiente seguro de parceria com os clientes para experimentação e inovação. A unidade São Paulo tem ênfase nos segmentos de serviços financeiros, seguros, telecomunicações, saúde e varejo e visa ajudar clientes a resolver problemas por meio de análise avançada de dados, pesquisa e desenvolvimento.
 
Um dos primeiros projetos do Datalab São Paulo é o Pólis, plataforma voltada a atender tanto órgãos governamentais quanto empresas privadas, que ajudará no combate a enchentes e outros fenômenos naturais, possibilitando o alerta pelo celular às pessoas próximas das áreas afetadas. A tecnologia identifica a aglomeração de pessoas em uma manifestação não programada, por exemplo, e emite alertas, via celular, para quem está se aproximando evitar a região.
 
O Pólis ainda pode utilizar as mesmas informações para o cálculo de risco na concessão de seguros. “As tecnologias avançadas de análise de dados e big data permitem combinar diversas fontes e cruzar informações para construir soluções de utilidade pública e que, ao mesmo tempo, beneficiam empresas de diversos setores ou órgãos de governo. Ao alertar um cliente de uma seguradora sobre uma possível enchente todos saem ganhando”, exemplifica o vice-presidente de tecnologia da informação da Serasa Experian, Lisias Lauretti.

Experience Jam: mais inovação
 
Em maio deste ano, a Serasa Experian promoveu o Experience Jam, uma maratona tecnológica envolvendo cerca de 100 colaboradores da empresa que, durante 48 horas, ficaram focados na resolução de desafios da área de atendimento ao cliente. O objetivo deste piloto foi criar novas soluções para reduzir o tempo de atendimento de consumidores e empresas, tornando os processos de autenticação no call center mais simples, inteligentes e seguros. 
 
A grande inovação do projeto foi possibilitar que os profissionais participantes desenvolvessem esse trabalho em um ambiente informal, onde pudessem se divertir e conhecer pessoas. “Queremos quebrar as barreiras de comunicação entre os funcionários e promover a cultura da inovação, impulsionada pela competição”, diz diretor o Datalab da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.
 
Outros produtos e serviços inovadores Serasa Experian
 
Limpa Nome Online: está no ar desde outubro de 2012 com o objetivo de facilitar a regularização de pendências financeiras dos consumidores de norte a sul do Brasil. A iniciativa pioneira foi desenvolvida pela TI, em parceria com a área de negócios. Atualmente, cerca de 90 empresas participam do serviço.
 
Serasajud: sistema de transmissão eletrônica de dados, que imprime mais modernidade aos processos judiciais no Brasil, agilizando o encaminhamento de informações e proporcionando ao Poder Judiciário significativa economia com despesas administrativas, de correio e na locomoção de oficiais de Justiça em diligências de entrega de ofícios à Serasa Experian. O SerasaJud foi desenvolvido pela Serasa Experian com o objetivo de reduzir o tempo de tramitação e o cumprimento de ordens judiciais, além de prevenir fraudes. Por meio do sistema, o envio de documentos do Poder Judiciário à Serasa é feito via internet.
 
 
Serasa Experian
 
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
 
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
 
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
 
Experian
 
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.
 
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 37 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
 
Para mais informações, visite www.experianplc.com